Direitos humanos

MJSP e Cufa estreitam laços para apoiar desenvolvimento nas favelas brasileiras

Ministro Flávio Dino e o conselheiro nacional da Cufa, Preto Zezé, debateram projetos em comum para beneficiar moradores dessas localidades

01/09/2023 20:03
MJSP e Cufa estreitam laços para apoiar desenvolvimento nas favelas brasileiras
Foto: Jamile Ferraris/MJSP

 

Uma troca de ideias e de projetos com o objetivo de desenvolver os territórios de favelas em todo o país. Assim pode ser definido o encontro entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o secretário executivo da Frente Parlamentar das Favelas e conselheiro nacional da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé. A reunião também contou com a participação da coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), Tamires Sampaio.

A conversa com o ministro Flávio Dino foi no sentido de pensar como o Pronasci pode se articular com os programas de desenvolvimento das favelas, como o recém-lançado Favelas Potentes. “O ministro colocou o MJSP à disposição e disse que a agenda do ministério de segurança cidadã e de acesso à justiça está aberta para a construção desse processo. E determinou que a gente garanta que as políticas públicas de cidadania e os programas de prevenção à violência contra a mulher e em favor da juventude cheguem e beneficiem os moradores das favelas no âmbito dos 163 municípios atendidos pelo Pronasci em todo o país”, afirmou Tamires Sampaio.

Nesse sentido, Preto Zezé apresentou ao ministro Flávio Dino alguns projetos que a Cufa está executando em territórios de favela no Brasil. E ouviu de Dino explicações a respeito dos programas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, principalmente o Pronasci 2, que é estratégico para o desenvolvimento desses territórios.

O conselheiro nacional da Cufa falou sobre as tecnologias sociais que a Central Única de Favelas desempenha nessas localidades e, ainda, sobre a Frente Parlamentar das Favelas e a inserção da Cufa no Poder Legislativo. E aproveitou para convidar o Ministério para ser parceiro de soluções e iniciativas que esses territórios estão produzindo em todo o país.

Agendas

“Em um segundo momento, vamos alinhar as agendas, ver o que temos de ações e ideias em comum com o MJSP e partir para a execução de planos e programas”, ressaltou Preto Zezé. Um deles, aliás, é a Expo Favela Innovation, um encontro de investidores e de pessoas que criam soluções. “Ela é considerada uma das maiores feiras de empreendedores de favela com empreendedores do asfalto. Estamos com a feira sendo realizada no país inteiro e aproveitamos para convidar o ministro para participar da edição do Maranhão, no próximo dia 14 de setembro, em São Luís, capital do estado”, disse.

De acordo com Preto Zezé, a Expo Favela Innovation apresenta muitas iniciativas que são transformadas em soluções aplicadas nas favelas, áreas que abrigam aproximadamente 18 milhões de moradores em todo o país. “O evento também funciona como uma vitrine para os poderes público e privado, que podem virar parceiros e sócios nas iniciativas que a favela já vem desenvolvendo”, acredita o conselheiro nacional da Cufa.

Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

Link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/mjsp-e-cufa-estreitam-lacos-para-apoiar-desenvolvimento-nas-favelas-brasileiras
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte