Mutirão de Documentação realiza mil atendimentos em Pernambuco
Ação, levada pelo Incra da reforma agrária dos municípios pernambucanos de Ibimirim e Bom Conselho, promoveu o esclarecimento de dúvidas e emissão de documentos entre 12 e 21 de setembro
Cerca de mil atendimentos, entre documentos emitidos e esclarecimentos prestados. Esse foi o resultado de Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural levado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a beneficiárias da reforma agrária dos municípios pernambucanos de Ibimirim e Bom Conselho.
Por meio da ação, realizada entre os dias 12 e 21 de setembro, as trabalhadoras rurais assentadas puderam tirar carteiras de identidade e de trabalho, certidões de nascimento e casamento. Muitas obtiveram, ainda, os Contratos de Concessão de Uso (CCU) dos lotes. O documento precede o título definitivo.
O público feminino da reforma agrária que participou do evento recebeu informações sobre regularização de parcelas, desbloqueios no sistema do Incra, modalidades do Crédito Instalação e atualização cadastral. Além disso, foi possível fazer a inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
O mutirão em Ibimirim, Sertão Central do estado, aconteceu de 12 e 15 de setembro, e atendeu aproximadamente 300 beneficiários da reforma agrária. No município de Bom Conselho, Agreste pernambucano, as atividades, entre os dias 19 e 21 de setembro, permitiram cerca de 800 atendimentos.
PNDTR
A ação é realizada por meio do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). Envolve a atuação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Incra, prefeituras e movimentos sociais do campo.
As instituições providenciaram transporte para os técnicos responsáveis pela emissão dos documentos, local com infraestrutura adequada aos atendimentos e mobilização dos beneficiários.
Por: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte