Mutirão do INSS em Alagoas ultrapassa a marca de 500 atendimentos
Os profissionais realizaram avaliações sociais e perícias médicas
Como forma de atender ao disposto na Portaria Conjunta MGI/MPS N° 27, DE 20 de julho de 2023, que instituiu o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social – PEFPS, foram organizados mutirões de atendimento para os dias 2 e 3 de setembro na capital e interior de Alagoas. A ação ocorreu na Agência da Previdência Social (APS) Tabuleiro do Martins, Jatiúca e Arapiraca.
A avaliação social e a perícia médica são etapas para o reconhecimento de direito do Benefício de Prestação Continuada – BPC/LOAS, quando requerido por pessoa com deficiência. Para além de atender o disposto na citada portaria, ações desse tipo visam reduzir o Tempo Médio de Espera de Agendamento das Avaliações Sociais – TMEA-AS e, como consequência, diminuir a fila de estoque dos requerimentos de BPC/LOAS pendentes, acelerando a conclusão destas tarefas.
Os agendamentos obedeceram a dois critérios: novas vagas foram criadas mediante abertura de agenda e, não atingindo o total programado, alguns atendimentos planejados para 2024 foram antecipados. Na APS Arapiraca, a ação ocorreu no dia 2 de setembro, contou com dois peritos médicos, um assistente social e um técnico administrativo que conseguiram realizar 31 perícias médicas e 7 avaliações sociais.
Na capital, os atendimentos ocorreram no sábado e domingo. Na APS Tabuleiro do Martins, foram realizadas 100 perícias médicas e 67 avaliações sociais. Já na APS Jatiúca foram prestados 299 atendimentos, divididos em 130 avaliações sociais e 169 perícias médicas entre perícias iniciais e perícias de BPC/LOAS.
Importante lembrar que a Gerência Maceió sediará mutirão de avaliação social e perícia médica no próximo mês, dias 28 e 29 de outubro, nas agências Jatiúca e Tabuleiro do Martins. Ações como essas reforçam o compromisso do instituto em garantir um reconhecimento de direito de qualidade para seus segurados.
Por: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte