No 2º dia em Recife, Silvio Almeida visita comunidades e participa de lançamento de projetos de cultura e cidadania
Agenda desta sexta-feira (1º) na capital pernambucana teve como intuito ouvir população sobre demandas que aprimorem ações cidadãs na região
Em continuidade à agenda institucional na região metropolitana de Recife (PE), nesta sexta-feira (1º/09), o ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, visitou a comunidade do Ibura, um dos bairros atingidos por deslizamentos durante tragédias climáticas, além de conhecer a Comunidade Nova Descoberta, na Zona Norte da capital pernambucana. O gestor também participou da cerimônia de Lançamento do Edital Cultura Viva, promovido pelo Ministério da Cultura.
O objetivo da agenda nas comunidades de Ibura e Nova Descoberta foi ouvir as lideranças da região sobre iniciativas comunitárias e fortalecer o debate sobre o enfrentamento às violações de direitos no contexto ambiental junto às favelas e periferias.
“Viemos aqui para escutar as pessoas e, a partir daí, iremos estudar o que podemos fazer, enquanto Ministério, e dar nossa contribuição. O que posso dizer agora é que essa escuta não é sem repercussão, pois, se pude vir aqui escutar, meu dever como representante do governo federal é dar consequência daquilo que me foi dito”, disse o ministro.
“Tudo vai ser levado em consideração e, dentro das atribuições do Ministério, iremos fazer o que for possível”, destacou Silvio Almeida, salientando que, questões que ultrapassem as competências dos MDHC serão levadas às autoridades competentes para que sejam tomadas providências. As visitas também fizeram parte do processo que tem sido feito pelo ministério no aprofundamento da participação social.
Atuação do MDHC na região
Em fevereiro deste ano, o MDHC acompanhou in loco as regiões atingidas pelas fortes chuvas na região e instituiu, em abril, um protocolo que define atuação da pasta em situações de riscos e desastres naturais.
De lá para cá, o Ministério atua de forma interministerial junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, ao qual está vinculada a Defesa Civil. Entre as ações do MDHC na garantia de direitos diante de tragédias climáticas está fortalecer o enfrentamento a violações e a rápida resposta em cenários como deslizamentos de terra, fortes chuvas e enchentes.
Na comunidade de Nova Descoberta, Almeida conheceu as instalações de uma cozinha solidária e dialogou com os moradores locais sobre o contexto de necessidades básicas de direitos, como alimentação e moradia digna.
Cultura, educação e cidadania
Ainda em Recife, Silvio Almeida participou com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, da cerimônia de lançamento do Edital Cultura Viva - Fomento a Pontões de Cultura e do Edital de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti, realizado pelo Ministério da Cultura (MinC).
Os editais visam promover ações de base comunitária em todos os tipos de linguagem artística e cultural, como música, artes cênicas, cinema, circo e literatura e darão prioridade para as iniciativas que tenham como proponentes ou público beneficiado: mulheres, pessoas com deficiência, negros, indígenas e população LGBTQIA+.
Também estiveram presentes no evento a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana, a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do MDHC, Symmy Larrat, o prefeito de Recife, João Campos, e demais representantes do governo estadual.
Por fim, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o ministro palestrou na conferência “Educação Pública de Qualidade e Direitos Humanos”, na Concha Acústica Paulo Freire.
Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte