Videocast do MDHC aborda direitos das pessoas com deficiência
Este é o segundo episódio de “Direitos Humanos para Quem?", apresentado pelo ministro Silvio Almeida, e pode ser assistindo em diversas plataformas gratuitamente
Apresentado pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, o segundo episódio do videocast “Direitos Humanos para Quem?” já está no ar nas plataformas Youtube, Spotify e Deezer do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
O programa Direitos Humanos para Quem? - que tem como slogan “Pra manos, minas, monas e todas as pessoas” - faz parte de uma campanha da Assessoria Especial de Comunicação Social do MDHC com o objetivo de desmistificar a ideia criada de que os “direitos humanos são somente para pessoas que cometeram crimes” e de resgatar o conceito dos direitos humanos.
Leia também: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado no MDHC
Para o ministro Silvio Almeida, a campanha do MDHC pretende informar sobre o que o ministério também está fazendo. “É um dever nosso, primeiro como servidores públicos, mas também daqueles que trabalham com o tema. Porque a comunicação é um elemento fundamental de qualquer política de direitos humanos”, explicou.
Com apresentação do ministro Silvio Almeida e a presença de convidados, os primeiros programas terão a participação dos secretários do ministério que falarão sobre o trabalho de suas respectivas pastas, os projetos e as entregas já realizadas. A segunda edição do programa conta com a presença do coordenador do programa da pasta Novo Viver sem Limite, Antônio José Ferreira.
Os próximos convidados do videocast serão artistas, influenciadores e pessoas engajadas na pauta de direitos humanos que falarão sobre suas experiências.
Novo Viver sem Limite
O Novo Viver sem Limite é uma iniciativa que busca criar oportunidades e eliminar barreiras para pessoas com deficiência no Brasil. Sob a coordenação de Antônio José Ferreira, a iniciativa pretende garantir a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente das suas condições físicas e cognitivas.
Previsto para ser lançado em outubro, o plano aborda uma variedade de questões relacionadas à inclusão, tal qual a remoção de barreiras arquitetônicas, o acesso à serviços de saúde de qualidade, a promoção da educação inclusiva e o desenvolvimento de políticas que tornem a sociedade mais igualitária, acessível e acolhedora para todos.
Antônio José se destaca como ativista em defesa das pessoas com deficiência. Entre 2011 e 2016, atuou no governo da ex-presidenta da República Dilma Rousseff e foi um dos responsáveis pela criação da primeira versão do plano Viver sem Limites.
Na atual gestão do Governo Federal, Antônio José voltou a integrar o Poder Executivo, e contribui para a construção da segunda fase do plano, agora nomeado “Novo Viver sem Limite”, na Coordenação-Geral de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MDHC.
“As pessoas com deficiência precisam superar barreiras diariamente. São barreiras que são impostas pela sociedade. Barreiras atitudinais, barreiras comunicacionais, barreiras arquitetônicas, barreiras digitais. São diversas barreiras. E por que é que as barreiras existem? Porque as pessoas com deficiências ficaram tantos séculos separadas, que a sociedade se constituiu sem conhecê-las”, afirmou Antônio José, no videocast.
O gestor também chama atenção para a importância da participação social para a construção das políticas públicas para pessoas com deficiência. “Uma política pública que não tem sintonia com as bases, não se viabiliza. E eu acho que não tem coisa melhor do que a gente trabalhar devidamente sintonizado com os interesses, os anseios e as necessidades para o público para os quais nós trabalhamos”, comentou, em resposta ao ministro Silvio Almeida.
Por: Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, com edição da Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte