Economia

O crescimento do PIB no segundo trimestre, 0,9%, supera expectativas de mercado, diz nota do MPO

O desempenho do setor industrial e a continuidade do setor de serviços são destaques no resultado positivo

01/09/2023 11:22
O crescimento do PIB no segundo trimestre, 0,9%, supera expectativas de mercado, diz nota do MPO
Foto: Agência Brasil

 

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta quinta-feira (1/9) que está confiante num crescimento do PIB brasileiro acima das expectavas do mercado para este ano. “A economia brasileira crescerá 3% em 2023, mesmo que os últimos trimestres do ano tenham crescimento nulo! O PIB do segundo trimestre cresceu 0,9%, conforme IBGE , três vezes mais que as expectativas. Não há segredo, é trabalho sério e compromisso com o povo e com o futuro do país”, afirmou Tebet.

De acordo com a mais recente pesquisa Focus , divulgada na última segunda-feira (28/8) pelo Banco Central do Brasil, a mediana das projeções das instituições financeiras é de um aumento de 2,31% do PIB neste ano.

Em nota, MPO afirma que, mesmo se não houver elevação da atividade para os outros trimestres do segundo semestre de 2023, o PIB brasileiro irá crescer 3,0%, superando a atual projeção de mercado que está em 2,31%. Ressalta-se o desempenho do setor industrial e a continuidade do setor de serviços, com crescimento de todos os componentes da demanda.

O PIB acumulado nos quatro trimestres concluídos em junho de 2023 apresentou crescimento de 3,2% em relação aos quatro trimestres anteriores (3° tri/2021 até 2° tri/2022). No acumulado do ano, a elevação foi de 3,7% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. O PIB nominal do segundo trimestre foi de R$ 2,6 trilhões, superando a marca de R$ 10 trilhões nos últimos quatro trimestres.

 

Por: Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO)

Link: https://www.gov.br/planejamento/pt-br/assuntos/noticias/2023/o-crescimento-do-pib-no-segundo-trimestre-0-9-supera-expectativas-de-mercado-diz-nota-do-mpo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte