Operação na capital paulista descobre equipamentos clandestinos em agência
Dispositivo conhecido como chupa-cabra tem a finalidade de inserir dados falsos nos sistemas do INSS
A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, na última sexta-feira (01/09), em São Paulo, a operação Conatus, com o objetivo de combater crime de inserção de dados falsos em sistemas do INSS. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na capital paulista.
O caso teve origem a partir da localização de equipamento eletrônico clandestino, conhecido como chupa-cabra, instalado na rede do INSS, em uma agência da Previdência Social na capital paulista. Tal dispositivo permite que os criminosos acessem a rede do INSS de forma remota, capturando senhas, informações e demais dados para a prática de fraudes.
Até o momento, não há prejuízo identificado, pois não foi identificada nenhuma fraude em benefícios.
O investigado responderá pelo crime de tentativa de inserção de dados falsos em sistema de informação, sem prejuízo de eventuais outros delitos a serem apurados no curso das investigações.
A operação recebeu o nome de Conatus em alusão à tentativa de um crime, o qual não se consumou por circunstâncias alheias à vontade do agente.
Há 23 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.
Por: Ministério da Previdência Social (MPS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte