Parques Nacionais em SC e RS recebem mais 1.654 hectares regularizados
Com isso, o ICMBio está pronto para implementar mais uma trilha de longo curso que fará parte do Caminho das Araucárias
Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (SC/RS) oficializaram o recebimento de 1.654 hectares de área regularizada por meio de uma compra judicial iniciada em 1996. O local, composto por campos de altitude, banhados, Matas de Araucárias, cânions e matas nebulares fica na região conhecida como Planalto Gaúcho e abrange a borda norte do cânion Malacara , o cânion Churriado e vai até a borda sul do cânion Fortaleza. Também inclui a microbacia do Arroio Segredo, único habitat conhecido da esponja - corvomênia , uma espécie de água doce rara.
No ano passado, o Núcleo de Gestão Integrada Aparados da Serra, responsável pela administração da área, havia incorporado às terras públicas uma área de 1,2 hectares, que inclui a borda sul do Cânion Malacara , o Cânion Molha Côco e o Cânion Índios Coroados, também localizados no Parque Nacional da Serra Geral.
Com estas aquisições, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) dará mais um passo rumo à implementação de uma trilha de longo curso, que terá cerca de 60km e vai contornar as bordas dos cânions mais espetaculares do sul do Brasil. O atrativo fará parte do Caminho das Araucárias, percurso que compreende mais de 600km de trilhas e que inicia em Canela (RS) e termina em Urubici (SC) .
O que é a regularização fundiária
Unidades de conservação são bens públicos, ou seja, elas pertencem a todos os brasileiros. Por isso, o ICMBio implementa a regularização fundiária, um processo que visa incorporar ao patrimônio p úblico as terras onde estão as unidades de conservação, já que elas podem ser de particulares, de outros entes federativos e até mesmo não identificadas. A regularização fundiária é imp ortante para a implementação efetiva das unidades de conservação pois permitem à instituição gestora da UC a consolidação da proteção, da pesquisa, da visitação e o o rdenamento do uso da unidade.
Por: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte