Pesquisa vai mapear ações pedagógicas para novas estratégias em hortas escolares
Resultados da consulta irão subsidiar a construção de material pedagógico de apoio para os professores, a partir do reconhecimento das pluralidades de experiências vivenciadas nas escolas
Pesquisa elaborada em conjunto pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Embrapa Hortaliças quer conhecer as práticas implementadas e as ações pedagógicas associadas na condução das hortas escolares. A iniciativa está inserida no âmbito do projeto FAO-UTF/BRA/085/BRA e os resultados da consulta irão subsidiar a construção de material pedagógico de apoio para os professores, a partir do reconhecimento das pluralidades de experiências vivenciadas nas escolas.
Os resultados servirão como base para a construção de um material de apoio pedagógico no âmbito do Projeto Hortas Pedagógicas (PHP) para subsidiar os professores que incluirem a horta como ferramenta didático-pedagógica. "A ideia é possibilitar aos professores aplicar em suas práticas de sala de aula as experiências conjuntas, enriquecendo as construções coletivas e o aprendizado dos alunos", explica Daniele Silva, consultora da FAO/MDS. "A partir dos dados dos proponentes, serão identificadas as experiências que irão compor o PHP", acrescenta Silva. Endereço e data-limite para preenchimento: https://forms.gle/GwP1izbDhclzg53Y8 até o dia 10/09/2023.
Para a analista Guida Gorga, coordenadora do Projeto Hortas Pedagógicas na Embrapa Hortaliças, a proposta é ampliar o conteúdo apresentado no curso on-line - https://www.embrapa.br/e-campo/gestao-de-hortas-pedagogicas - para as escolas e, nesse contexto, a pesquisa vai permitir o mapeamento do que está sendo executado. "O cerne da questão é identificar os caminhos para que os professores possam explorar a experiência da horta nas suas disciplinas e, para a formulação de propostas, é necessário o conhecimento de como o tema vem sendo tratado nas salas de aula", explicita a coordenadora.
Clique aqui para acessar o material e conhecer mais informações sobre o alcance do PHP no Brasil e na América Latina.
Por: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte