Social e Políticas Públicas

Pesquisas geocientíficas representam um catalisador na agenda de sustentabilidade no Brasil

Na Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, países adotam declaração política para acelerar implementação das ações; Serviço Geológico do Brasil têm potencial para impulsionar transformações

19/09/2023 00:00
Pesquisas geocientíficas representam um catalisador na agenda de sustentabilidade no Brasil
Foto: Divulgação

 

Líderes mundiais, reunidos no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecido como Cúpula dos ODS, aprovaram declaração política para acelerar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os diálogos sobre a agenda de sustentabilidade se deram nos dias 18 e 19 de setembro, durante a 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Entre as ações que contribuem para atingir os resultados, estão os Pactos Energéticos alinhados ao ODS 7 que prevê "Alcançar o Acesso Universal à Energia Limpa e Acessível" e que são centrados na necessidade de financiar transições energéticas justas, inclusivas e equitativas. Esse foi um dos temas em debate no Dia da Aceleração dos ODS, celebrado no domingo (17/09).

Nesse contexto, os trabalhos geológicos básicos, os levantamentos aerogeofísicos e geoquímicos e os projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Serviço Geológico do Brasil (SGB) têm um papel importante. Essas iniciativas podem representar um catalisador na agenda de sustentabilidade brasileira. Ou seja, têm potencial para impulsionar a implementação dos ODS ao darem suporte para a transição energética.

A eletrificação da economia, em um cenário de matriz energética menos poluente, demanda matérias-primas minerais fundamentais para os setores de alta tecnologia. Os trabalhos desenvolvidos pelo SGB contribuem para a descoberta de novos depósitos minerais estratégicos para a construção dessa nova matriz, como cobre, níquel, lítio e cobalto.

Já há algum tempo o SGB prioriza os projetos em temas de interesse direto da sociedade, por exemplo, fertilizantes, potássio, lítio, remineralizadores, fosfato e Elementos Terras Raras (ETR).

No Centro de Geociências Aplicadas (CGA), estão em andamento pesquisas que contribuem para a descarbonização do planeta. Entre elas, projetos sobre energia geotérmica, hidrogênio natural, sequestro de carbono, minerais críticos no assoalho oceânico, novos tipos de depósitos sulfetados de níquel e cobre, e prospectividade para gás na Bacia do Parnaíba - Poço Transparente.

As ações do SGB estão alinhadas ao compromisso do governo brasileiro em avançar com a transição energética e promover o desenvolvimento sustentável. Por meio dessas iniciativas, o SGB também contribui para viabilizar os demais ODSs, especialmente:

ODS 1: Erradicação da Pobreza;
ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável;
ODS 6: Água e Saneamento;
ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico;
ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura;
ODS 10: Redução das Desigualdades;
ODS 11: Cidades e Comunidades Resilientes e Sustentáveis
ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis;
ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima.
ODS 14: Vida na Água;

Por: Serviço Geológico do Brasil (SGB)

Link: http://www.cprm.gov.br/publique/Noticias/Pesquisas-geocientificas-representam-um-catalisador-na-agenda-de-sustentabilidade-no-Brasil-8280.html
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte