PF deflagra operação para reprimir fraudes previdenciárias, por meio da inserção de dados falsos nos sistemas do INSS.
O objetivo é combater crime de inserção de dados falsos em sistemas do INSS visando à concessão fraudulenta de benefícios previdenciários.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, 1/9, a operação Conatus, na cidade de São Paulo, com objetivo de combater crime de inserção de dados falsos em sistemas do INSS visando à concessão fraudulenta de benefícios previdenciários.
Trata-se de investigação iniciada a partir da localização de equipamento eletrônico clandestino instalado na rede do INSS, em Agência da Previdência Social nesta capital.
Análises demonstraram que o aparelho apreendido, conhecido vulgarmente como ´´chupa-cabra``, permite que os criminosos acessem a rede do INSS de forma remota, capturando senhas, informações e demais dados para a prática das fraudes, acarretando vultosos prejuízos aos cofres públicos.
As investigações contaram com a cooperação do Núcleo de Inteligência da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), bem como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Nesta fase foi cumprido um Mandado de Busca e Apreensão na residência do investigado, bem como restou determinado pela Justiça Federal de São Paulo/SP a Suspensão do Exercício da Função Pública de servidor do INSS.
O investigado responderá pelo crime de tentativa de Inserção de dados falsos em sistema de informações, sem prejuízo de eventuais outros delitos a serem apurados no curso das investigações.
Por: Polícia Federal (PF)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte