Portaria nomeia novos membros da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas
Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas foi criada para acompanhar implantação dos cursos de graduação em Medicina de instituições federais de ensino superior
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, 12 de setembro, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 25/2023 , com a relação dos novos membros da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas ( Camem ). A Comissão é responsável pelo monitoramento e acompanhamento da implantação dos cursos de graduação em Medicina em instituições federais de ensino superior, desde a sua pactuação até o ato de reconhecimento do curso.
A comissão foi criada pela Portaria MEC nº 306/2015, com base na Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas, estabelecida pela Portaria Normativa MEC nº 15/2013. Essa política está fundamentada no Programa Mais Médicos, instituído pela Lei nº 12.871/2013, que disponibilizou 38 novos cursos de Medicina para contemplar a população brasileira, com a abertura de 2.016 novas vagas, diminuindo a carência de médicos nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Composição – A nova composição da Camem conta com 33 membros, docentes ou especialistas na área de educação em saúde, listados na Portaria nº 25/2023 . O trabalho da Comissão é norteado pelo monitoramento realizado por meio de visitas locorregionais , reuniões presenciais e a distância, relatórios detalhados e periódicos, além da interlocução permanente entre seus membros e as instituições de ensino superior.
O objetivo é aprimorar a atuação da Comissão, priorizando a qualidade acadêmica do projeto pedagógico do curso, em busca da excelência do processo de ensino e aprendizagem , sempre ressaltando as especificidades e necessidades locorregionais .
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte