FNDE e MEC debatem políticas públicas para territórios indígenas e quilombolas
Dirigentes abordaram novas possibilidades de projetos e ações de educação voltados à população desses territórios
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, recebeu, na manhã de terça-feira (26), a secretária Zara Figueiredo, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), para dialogar sobre projetos de políticas públicas voltadas aos territórios indígenas e quilombolas.
A ideia de ter ações direcionadas para esses territórios já era um desejo da presidente Fernanda Pacobahyba, desde o momento em que assumiu o FNDE. “A criação de materiais didáticos e escolares e a montagem de um cardápio adaptado à cultura de cada região quilombola e indígena é algo necessário e que deve ser colocado à prova o quanto antes, sendo uma forma imprescindível de valorizar o nosso povo e a sua cultura.”
Para a secretária Zara Figueiredo, projetos como esse são de interesse direto do MEC. “As propostas apresentadas são iniciativas únicas e de grande interesse do Ministério da Educação. Queremos que esse diálogo crie frutos, então os próximos passos serão dados com a atenção que o tema merece.”
Durante a reunião foram discutidas políticas que envolvem o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e também os materiais e mobiliários escolares, a serem adaptados de acordo com a cultura local.
Por: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte