Presidente Lula se reúne com presidente da Suíça em Nova York
Encontro tratou de variados temas, como a Presidência do Brasil no G20 e a mudança na política brasileira sobre meio ambiente e combate às mudanças climáticas
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teve sua primeira reunião bilateral na viagem para a 78ª Assembleia Geral da ONU, na tarde desta segunda-feira (18/09). O mandatário brasileiro se encontrou com o presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, em Nova York.
O encontro durou cerca de 40 minutos e os presidentes falaram sobre diversos assuntos, como o acordo comercial entre Mercosul e EFTA – zona de livre comércio de países europeus que não estão na União Europeia, formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein –, que está em discussão na esfera diplomática.
Também trataram sobre a Presidência do Brasil no G20, que vai de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024, e do interesse da Suíça em participar das discussões do grupo.
Berset afirmou que a Suíça viu com bons olhos a mudança na política brasileira sobre o meio ambiente e o papel do Brasil no combate às mudanças climáticas. Nesse tema, os dois líderes destacaram a onda de calor incomum que atinge o Brasil nesta semana e falaram dos eventos climáticos extremos que aconteceram recentemente no Rio Grande do Sul e na Líbia.
O presidente da Suíça disse ainda ter muita simpatia pelo Brasil, contou ter morado em Olinda há vários anos e adiantou ter interesse em visitar o Brasil em um futuro próximo.
Cooperação
Brasil e Suíça têm parcerias em ciência, tecnologia e inovação. Na cooperação bilateral, destacam-se projetos em áreas como neurociências, saúde, energia e meio ambiente – com perspectiva de cooperação em nanotecnologia, tecnologias da informação e das comunicações, energias renováveis, ciências humanas e sociais. Em 2022, o comércio bilateral entre Brasil e Suíça movimentou US$ 3,6 bilhões.
Leia também: Lula anuncia liberação de mais R$ 1,6 bilhão para recuperar economia de cidades do RS
Drones da Receita Federal serão utilizados para levantamentos e buscas por desaparecidos nas áreas atingidas pelas enchentes no RS
Por: Planalto
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte