Planalto

Presidente reforça protagonismo global do Brasil na transição energética

Num breve balanço da agenda internacional em sua gestão, Lula frisou posição privilegiada do Brasil para crescer, com sua recolocação no cenário global, o aproveitamento de seu potencial em energias renováveis e a retomada de políticas públicas exitosas

26/09/2023 18:57
Presidente reforça protagonismo global do Brasil na transição energética

 

Às vésperas de se submeter a uma cirurgia no quadril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um breve balanço dos nove meses de gestão de seu governo durante o programa Conversa com o Presidente desta terça-feira, 26/9. Segundo ele, após retomar políticas públicas exitosas e recolocar o Brasil no centro do cenário internacional, o país tem todos os ingredientes para se tornar uma das maiores economias do planeta, se explorar seu enorme potencial em energias renováveis.

» Fotos em alta resolução (Flickr)

“Estou convencido que o Brasil, em 2023, 2024, 25 e 26, e daí em diante, se respeitar a democracia, tem tudo para se transformar numa das economias mais importantes do mundo. Oferecendo aquilo que todo mundo deseja: combustível não fóssil, energia não fóssil, e fazendo com que a nossas empresas consumam energia verde. É esse país que a gente vai criar com boa política de saúde, com boa política de educação e com muita democracia”, afirmou Lula.

O presidente recordou algumas viagens que fez ao longo do ano e celebrou o sucesso do resgate da imagem do Brasil junto à comunidade internacional. “Eu participei do G20, do BRICS, do G7, eu fui a Hiroshima, fui a Nova Delhi, fui a Johanesburgo, viajei muito para conectar o Brasil com o mundo. E, depois, tivemos a nossa participação na ONU, que foi uma participação memorável da delegação brasileira”, afirmou Lula.

Dentro da agenda internacional, ele frisou o encontro que teve com o presidente dos Estados Unidos na semana passada, em Nova York. “Tivemos um encontro com o presidente Biden para discutir a questão do emprego decente. O que queremos é dar garantia de seguridade para as pessoas”, disse, numa referência a pessoas que trabalham em empresas de aplicativos e que, em muitos casos, não têm garantias de saúde em caso de doença, de plano de seguridade ou mesmo de estrutura sanitária.

PAC – Outra questão destacada por Lula durante o programa foi o Novo PAC, quando mais uma vez ressaltou o papel que a transição energética terá para o futuro do país. “É um grande projeto de investimento em infraestrutura, levando em conta a questão da transição energética, da transição climática. O Brasil tem um potencial extraordinário. O Brasil será para a questão de energia verde aquilo que a Arábia Saudita é hoje no mundo do petróleo. Nós temos terra, temos sol, temos gente competente, temos conhecimento tecnológico e temos mercado. O mundo vai precisar disso”, encerrou.

 

Por: Planalto

 

Link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2023/09/presidente-reforca-protagonismo-global-do-brasil-na-transicao-energetica
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte