PREVBarco completa 26 anos de dedicação à população do Norte do país!
Foram mais de 600 mil atendimentos realizados no Norte do Brasil em mais de duas décadas
O PREVBarco completa 26 anos de existência. Por meio do projeto, o INSS prova que é possível, com empenho e inovação, melhorar o acesso dos cidadãos aos benefícios previdenciários e assistenciais. A primeira unidade foi inaugurada na região Oeste do Pará, em 12 de setembro de 1997. Desde então, são mais de 600 mil atendimentos realizados por cinco unidades no Norte do país.
Em Oriximiná, atual localidade de atendimento do PREVBarco II do Pará (distante a 13 horas de viagem do município de Santarém), a pescadora Lucenilda Bentes dos Santos, 55 anos, teve a aposentadoria concedida. Ela mora na comunidade Itapecuru, na região do interior oriximinaense conhecida como Baixo Trombetas. “Me sinto feliz em ter conseguido a aposentaria, já trabalhei muito. Agora vou me cuidar, pagar consulta no médico, me alimentar bem e ajudar minha família”, contou a aposentada.
Somente no primeiro semestre deste ano, foram quase 14 mil benefícios analisados nos PREVBarcos. O mais solicitado foi o salário-maternidade, com 6.367 requerimentos, seguido do auxílio-doença e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), com 2.575 e 2.449 solicitações, respectivamente. Até o final do ano, estima-se um total de 30 mil pedidos.
Atualmente três unidades flutuantes estão em funcionamento, duas no Pará e uma em Rondônia. As outras duas embarcações do Estado do Amazonas estão em reforma e uma terceira está em construção, com entrega prevista até o final do ano.
Além do aumento da frota, vale destacar que as unidades flutuantes possuem estrutura completa de atendimento. Inclusive, recentemente, os PREVBarcos receberam antenas de internet via satélite de última geração. Dessa forma, os segurados recebem os mesmos serviços de uma agência física do INSS, em tempo real.
“Os PREVBarcos são fundamentais na vida de segurados indígenas e de origem campesina em regiões de difícil acesso no norte do Brasil. É a própria instituição levando atendimento à pessoas que não teriam outra forma de requerer o benefício ou passar por uma perícia médica”, destaca Rodrigo de Gois, gestor dos PREVBarcos.
Por: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte