Primeira unidade de Ciências Comportamentais em governo do Brasil é lançada pelo Ministério da Gestão
Denominada CINCO, a unidade visa a contribuir com ações que ajudem os formuladores de políticas públicas a desenvolverem soluções inovadoras. Evento de lançamento foi realizado nesta terça-feira (19/09), em Brasília
A primeira unidade de Ciências Comportamentais do Governo Federal foi lançada na manhã desta terça-feira (19/09), em Brasília, durante evento realizado na sede do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Denominada CINCO, a unidade visa a contribuir com ações que ajudem os formuladores de políticas públicas a desenvolverem soluções inovadoras por meio das ciências comportamentais.
“Ter uma unidade de ciências comportamentais dentro da pasta da Gestão é fundamental para que o governo federal possa, cada vez mais, se apropriar do conhecimento que vem sendo desenvolvido para que a experiência de cada pessoa possa ser realmente única na interface com o governo”, destacou a secretária-executiva do MGI, Cristina Mori, durante a solenidade de lançamento.
Atreladas ao comportamento humano, as ciências comportamentais valem-se da atuação de áreas diversas, como Psicologia cognitiva e social, Economia comportamental e design para ser um apoio decisivo à construção de políticas de alto impacto para tornar os serviços públicos mais simples, inclusivos, claros, ágeis e efetivos.
Nessa linha, o diretor de Assuntos Econômicos e Sociais da Vice-Presidência da República, Pedro Nery, destacou que existe um grande potencial de atuação das Ciências Comportamentais no setor público brasileiro. “É o tipo de inovação, a um custo baixo, de que o governo precisa para melhorar a prestação de serviços públicos e a vida das pessoas”, afirmou.
O lançamento da CINCO contou com o apoio da embaixada da Dinamarca. Durante o evento, a embaixadora do país, Eva Pedersen, destacou que “Dinamarca e Brasil podem ser países bem diferentes, mas os nossos governos compartilham uma paixão em comum que é fornecer os melhores serviços públicos possíveis aos seus cidadãos”.
Palestra Magna
O professor dinamarquês Pelle Hansen, uma das maiores autoridades técnicas no tema, falou sobre os desafios para solucionar problemas complexos utilizando insights comportamentais na palestra “Do conceito à ação: como usar Insights Comportamentais para solucionar problemas em governo”.
Durante a apresentação, Hansen abordou, entre outros temas, as estratégias para aplicação da metodologia BASIC, de sua autoria e adotada pela OCDE, que aplica as ciências comportamentais a políticas públicas e que tem impulsionado mudanças significativas em governos de todo o mundo.
Ao fim da palestra, Hansen e sua equipe responderam a perguntas do público presente tanto no auditório quanto os que acompanhavam pelo YouTube.
O lançamento da unidade de Ciências Comportamentais em Governo (CINCO) pode ser visto na íntegra no canal oficial do MGI no Youtube.
Por:
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte