Infraestrutura

Programa inédito disponibiliza dados que subsidiam planejamento territorial de municípios

Cartas Geomorfológicas Municipais, elaboradas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), fornecem informações, em escala de semidetalhe, sobre padrões de relevo

21/09/2023 00:00
Programa inédito disponibiliza dados que subsidiam planejamento territorial de municípios
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou neste ano o Programa Cartas Geomorfológicas Municipais, uma iniciativa inédita que fornece subsídios técnicos importantes para o planejamento territorial. Por meio desse projeto são disponibilizados gratuitamente os mapas geomorfológicos de diversos municípios ao longo do território brasileiro. Já foram contempladas 60 cidades do Rio de Janeiro, cinco do Espírito Santo e uma cidade de São Paulo, São Vicente, no litoral paulista. Para ter acesso aos documentos, clique aqui.

As Cartas Geomorfológicas apresentam informações sobre as características do terreno e da paisagem, como o mapeamento dos padrões de relevo e das unidades geomorfológicas, modelos 3D com caracterização de uma compartimentação topográfica detalhada, perfis topográficos e uma visão panorâmica e minuciosa das características geomorfológicas de cada município.

O diferencial do programa é que os mapas geomorfológicos são elaborados em escala de semidetalhe, de 1:25.000, conforme explica o coordenador da iniciativa, o geógrafo Marcelo Dantas: “Essa é uma escala muito detalhada, e não há nenhum órgão governamental que realize o mapeamento com essa precisão. É um trabalho inédito. Estamos entregando para a sociedade uma Cartografia Geomorfológica em escala de detalhes nunca feita antes”.

Com as Cartas Geomorfológicas, gestores públicos podem ampliar o conhecimento sobre as características físicas do território municipal. Os documentos também podem ser utilizados por universidades e centros de pesquisa. “Dispor destas informações é de fundamental importância para se conhecer o território, compreender a formação e a morfodinâmica das paisagens e as potencialidades/fragilidades dos diversos terrenos, de modo a subsidiar o planejamento territorial e realizar a gestão adequada de recursos naturais”, destaca Dantas.

É possível, por exemplo, identificar se determinada área tem aptidão para distintas atividades econômicas – como agricultura, expansão urbana ou turismo. Ou se, por outro lado, devido às fragilidades intrínseca do terreno, o mesmo deve ser destinado à conservação ambiental com sua biota nativa. Além disso, as informações ajudam a identificar áreas suscetíveis a riscos naturais, como deslizamentos de terra, inundações e erosão do solo. Assim, tornam-se instrumentos essenciais para prevenção de desastres.

Histórico

O mapeamento sistemático de padrões de relevo em nível municipal consiste em um produto elaborado desde 2012 para subsidiar os programas: Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação, Levantamento da Geodiversidade e Cartas Geotécnicas.

Entretanto, diante do valor dessas informações, o Departamento de Gestão Territorial (DEGET) lançou, a partir de 2023, o Programa Cartas Geomorfológicas Municipais para apresentar os dados de forma consolidada e adaptados para o planejamento territorial, aplicando a metodologia de mapeamento geomorfológico desenvolvida pelo SGB.


Por: Serviço Geológico do Brasil

Link: http://www.cprm.gov.br/publique/Noticias/Programa-inedito-disponibiliza-dados-que-subsidiam-planejamento-territorial-de-municipios-8287.html
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte