Ribeirinhos do Baixo Amazonas recebem mutirão do INSS
Aproximadamente mil pessoas serão atendidas em seis comunidades do Pará
Entre os dias 11 e 26 de setembro, acontece o “Mutirão INSS Pelos Rios” para agilizar o atendimento aos ribeirinhos que moram em regiões isoladas do Baixo Amazonas, no Pará. Coordenada pela Gerência-Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Santarém (PA), a ação atenderá seis comunidades: Piracãoera de Baixo, Piraquara, Tapará Grande, Vila Curuai , Vila Socorro e Santana do Ituqui .
Diversos serviços serão oferecidos, como perícia médica, avaliação social, análise de processos e orientações gerais. A previsão é de mil atendimentos extras, realizados por uma equipe de seis pessoas, entre assistentes sociais, peritos médicos e servidores administrativos do instituto.
Para ser atendido pela ação não é necessário agendamento, basta comparecer ao s locais de atendimento que serão divulgados previamente em cada comunidade.
"Esta iniciativa aproxima o INSS das pessoas com menos recursos tecnológicos e financeiros. Na região onde será feita a ação , moram quase 50 mil pessoas, em localidades que ficam a horas de viagem da cidade de Santarém/PA . Muitos desses cidadãos jamais colocaram os pé s em uma agência do INSS e terão o primeiro contato com o nosso instituto”, destaca o gerente-executivo de Santarém, Francinei Almeida.
A mobilização conta com a parceria do Governo Federal e do estado para reconhecer os direitos da população vulnerável que vive distante de centros urbanos.
Por: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte