Secretaria de Gestão do Sinapir participa do Encontro de Consolidação e Promoção do Afroturismo
Durante o encontro foram apresentadas experiências, identidades e potencialidades de turismo
Nesta quinta-feira (31/08), Dia Internacional da População Afrodescendente, a convite do Ministério do Turismo e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir ) participou do Encontro de Consolidação e Promoção do Afroturismo , realizado na Sede do BID em Brasília (DF). Além dos ministérios envolvidos, participaram desta atividade secretários e secretárias de turismo de todas as regiões do Brasil e agências de turismo que atuam em todo o território nacional.
A cerimônia de abertura foi realizada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, pela Chefe de Operações do BID, Paola Arrunategui , pela Diretora de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade do Ministério do Turismo, Bárbara Rangel, e pela Diretora de Articulação Interfederativa do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo.
A proposta desse encontro foi promover o debate acerca da conjuntura nacional e internacional no que diz respeito ao desenvolvimento turístico como veículo de desenvolvimento social e sustentável de comunidades negras do Brasil, envolvendo as mais diversas regiões do país, sejam elas urbanas e/ou rurais.
“ O turismo é um importante objeto de fortalecimento para o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial - SINAPIR, uma vez que o sistema atua junto aos estados e municípios na construção de estruturas antirracistas, estando o turismo como fonte relevante nessa construção ”, destacou a Diretora Isadora Bispo.
Durante o encontro, foram apresentadas experiências, identidades e potencialidades de turismo, como o Quilombo África, localizado no município de Moju, no estado do Pará, que apresentou uma cadeia de cultura, geração de renda e valorização da memória de uma comunidade que atua diariamente em defesa do território.
“ Por conta do Afroturismo já temos mais de 30 empresas que trabalham com afroturismo no Brasil. Tenho certeza de que todo esse movimento, além de gerar emprego e renda, procura eliminar o racismo no território brasileiro ”, informa a Coordenadora de Afroturismo , Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tânia Neres.
Diversos temas que envolvem negritude e turismo foram levantados durante o encontro: Cultura, Segurança Pública, Educação, Dados, Produção de Imagem e organizações de mercado. Isso se dá porque a experiência negra é atravessada por todos os temas que envolvem a sociedade brasileira, de ponta a ponta das localidades do país.
Esse é o primeiro espaço de construção coletiva no qual o Ministério da Igualdade fortalece a articulação para execução de políticas relevantes para os municípios de todo o Brasil através do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte