Secretário-executivo da Saúde ressalta grau de satisfação dos usuários do Hospital da Criança de Brasília
Durante visita às instalações da unidade de saúde, Swedenberger Barbosa destacou importância do atendimento humanizado
Desde a sua inauguração, em 2011, até o fim de agosto deste ano, o Hospital da Criança de Brasília realizou 6,6 milhões de atendimentos entre consultas, exames laboratoriais e outros procedimentos. Os atendimentos tiveram cerca de 98% de avaliação ótima ou boa na percepção dos familiares, e quase 97% no conceito ótimo ou bom na avaliação dos pacientes. O alto nível de satisfação dos serviços do hospital, que integra o Sistema Único de Saúde (SUS), foi elogiado pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, durante visita à unidade, nesta segunda-feira (25).
“É muito importante o que vocês apresentaram aqui sobre grau de satisfação. Isso é o que mais nos interessa. A política de humanização do SUS não pode ser uma política centrada na retórica. Ela é essencialmente prática e faz a diferença na relação até entre as próprias categorias profissionais”, disse o secretário.
Swedenberger aproveitou a visita ao hospital para tratar da oportunidade de fortalecimento do SUS no contexto pós-pandemia e que parte disso pode ser por meio do fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. “O SUS não pode ser algo que decepcione a população. Nós temos de aproveitar esse momento pós-pandemia para que esse fortalecimento ocorra”, acrescentou.
Jucimara da Silva Oliveira é moradora do Gama, região administrativa do Distrito Federal localizada a 34 quilômetros do centro de Brasília. Mãe de Matheus Henrique, hoje com 15 anos, ela conta que só o Hospital da Criança conseguiu dar um diagnóstico preciso ao filho, que é asmático crônico. “Aqui, consegui todo o atendimento. Só tenho a agradecer. Fui a outros hospitais e não consegui diagnosticá-lo. Ele já foi intubado duas vezes, teve ataques cardíacos, mas, depois que veio para cá e começou o tratamento aos 9 anos, nunca mais teve problemas sérios”, relata Jucimara.
O hospital
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) é público, faz parte da rede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e é administrado pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe). Atende crianças e adolescentes, de 28 dias a 18 anos, integralmente pelo SUS, para tratar doenças graves ou de alta complexidade.
O HCB tem 29 mil m² de área construída, com duas unidades: ambulatório e internação. Tem 30 consultórios médicos, 220 leitos (sendo 30 de UTI pediátrica e 18 de cuidados intermediários), um Centro Cirúrgico (com cinco salas cirúrgicas de médio e grande porte). O hospital também conta com área de ensino e pesquisa, incluindo o Laboratório de Pesquisa Translacional.
Por: Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte