Serviço Geológico oferece palestra sobre prevenção de desastres
A atividade aconteceu por meio das redes sociais oficiais do SGB e tem como objetivo levar conhecimento multidisciplinar sobre o assunto
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizou uma atividade para sobre prevenção de desastres, por meio de plataformas nas redes sociais. A live foi realizada na quinta-feira (31/08), com a participação da Defesa Civil Estadual de São Paulo. A ação encerra as atividades promovidas ao longo do mês para marcar o aniversário de 54 anos do SGB. O conteúdo está disponível no perfil @sgbgovbr, no Instagram.
Os especialistas convidados para conversar sobre o assunto foram o geólogo e coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial (DEGET) do SGB, Anselmo Pedrazzi; e o 1º Tenente da PM, da Defesa Civil em São Paulo, Tiago Luiz Lourençon. Um dos principais assuntos abordados na live foi o projeto para Capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico, promovido pelo SGB para profissionais das defesas civis de todo o Brasil.
Desde 2006, o SGB já realizou mais de 130 cursos e capacitou mais de 4,7 mil pessoas. Pedrazzi apresentou um panorama histórico sobre o início das atividades. Nós já estávamos querendo iniciar projetos nessa área, e as defesas civis tinham a necessidade de se aprofundar um pouco mais no conhecimento geológico, contextualizou.
Durante a live, o 1º Tenente da PM Lourençon falou sobre a importância da prevenção de desastres ser abordada de forma multidisciplinar, com a participação das defesas civis e de outros órgãos dos municípios. Além disso, destacou que o aprimoramento da atuação, por meio dos cursos, contribui para fortalecer o funcionamento sistêmico das atividades, visando prevenção de desastres.
"É por intermédio das capacitações que a gente ensina a gestão pública municipal como executar ações de proteção e defesa civil, por meio de cada uma das entidades diretas e indiretas", explicou. Lourençon acrescentou que, dessa forma, é possível potencializar a capacidade de resiliência dos municípios porque toda a gestão passa a incorporar, na rotina, a gestão de risco e desastres.
Conscientização da sociedade
O pesquisador em geociências ressaltou que o SGB tem ampliado as ações para disseminar conhecimento sobre prevenção de desastres, tanto para profissionais quanto para a sociedade em geral. Uma das iniciativas é a Cartilha Comunidade Mais Segura. O mais importante que a gente pode fazer para o cidadão é conseguir despertar essa conscientização para a percepção de que existe um risco. Isso pode fazer a diferença, salientou.
Por: Serviço Geológico do Brasil/Ministério de Minas e Energia
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte