Sistema de abastecimento de água beneficiará comunidades ribeirinhas em PE
A estimativa é de que os equipamentos responsáveis pela captação, tratamento e distribuição de água sejam entregues até janeiro de 2024
Moradores das comunidades Vila Vitória I e II, Caraíbas e Barra do Jacaré, em Santa Maria da Boa Vista (PE), serão atendidos com sistemas de abastecimento de água, uma ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) - ligada ao Governo Federal. A estimativa é de que os três equipamentos, responsáveis pela captação, tratamento e distribuição de água, sejam entregues até janeiro de 2024. Cerca de R$ 6,7 milhões estão sendo investidos nas obras.
Após estudos, a Codevasf identificou que essas localidades, distantes a 15 quilômetros da calha do rio São Francisco, contam com abastecimento de água improvisado, sem tratamento adequado. O manejo inapropriado dos recursos hídricos expõe a população a diversas doenças como febre tifoide, hepatite A, leptospirose, cólera, além de infecções intestinais.
Por meio de ações como essa, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) proporciona mais qualidade de vida à população, conforme aponta o superintendente da Companhia em Petrolina (PE), Edilazio Wanderley. “Esse tipo de obra é um dos objetivos que a Codevasf tem de gerar desenvolvimento para as regiões onde atua, principalmente para aquelas que ainda não têm tanto acesso à água tratada, como é o caso dessa parte do município de Santa Maria da Boa Vista”, esclarece.
O superintendente ainda destaca a qualidade da água que chegará às torneiras dos sertanejos. “São investimentos que vão possibilitar que pessoas daquelas comunidades tenham acesso à água tratada, com abastecimento de maneira ininterrupta, proporcionando mais saúde à população. A água passará por tratamento, desde a captação até a filtragem, levando dignidade e desenvolvimento para aquela região”, pontua.
Infraestrutura
Os sistemas de abastecimento de água em implantação nas comunidades Vila Vitória I e II, Caraíbas e Barra do Jacaré seguirão o modelo executado em grandes centros urbanos. Mais de 600 famílias serão beneficiadas com essa ação. Após concluída, a infraestrutura será transferida para administração da Prefeitura Municipal.
“A proposta é que essas pessoas recebam água de qualidade e em quantidade, conforme os padrões previstos. Essas comunidades serão abastecidas nos mesmos critérios de como é feito em cidades de grande porte. Os sistemas farão captação direta no rio São Francisco. Então, a água será conduzida para uma estação de tratamento físico e químico, para que seja disponibilizada nas casas”, explica o analista em desenvolvimento regional João Tito, da Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE).
Por: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte