"O crescimento da economia precisa ter inclusão social", afirma Wellington Dias
Titular do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome conversou com radialistas e comunicadores de todo o Brasil no Bom Dia, Ministro desta desta quarta-feira (20)
O convidado desta quarta-feira (20/09) do programa Bom dia, Ministro foi o titular do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias. Transmitido pelo Canal Gov, o ministro respondeu, ao vivo, a perguntas de radialistas e comunicadores de todo o Brasil. As políticas públicas de combate à fome e assistência à população mais vulnerável, além da ajuda federal aos municípios do Rio Grande do Sul, afetados pelo ciclone extratropical no início do mês, dentre outros assuntos, pautaram o debate.
Neste mês de setembro, o Bolsa Família registrou 550 mil novas concessões, chegando à marca de 2 milhões de famílias incluídas desde março, mês de relançamento do programa. Ao todo, já são 21,4 milhões de famílias beneficiadas. “É um programa que, desde 2003, vem ajudando a retirar milhares de crianças do trabalho infantil, tornou-se uma referência para o mundo, ajudou na saúde, mas ajudou, de modo especial, a matrícula, a escolaridade, e isso é fundamental”, pontuou Wellington Dias, na ocasião do relançamento da política pública.
Na transmissão desta quarta-feira, o ministro ressaltou que é muito importante não deixar ninguém de fora do programa. "Todos aqueles que precisam estar no Bolsa Família, estarão. É só apontar que vamos atender. O Cadastro Único é um cadastro vivo, uma folha de pagamento nova todos os meses. Onde tiver alguém passando fome, queremos atender", destacou, afirmando que sempre é possível incluir novos beneficiários no programa.
Ainda sobre o Bolsa Família, outro enfoque dado foi sobre a ajuda humanitária às famílias dos 97 municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelo ciclone extratropical no início deste mês. Wellington Dias destacou que o MDS tem um atendimento especial para essas regiões e que as cerca de 160 mil famílias afetadas já podem receber o benefício, independentemente do calendário do programa, que vai até o fim do mês.
Além dos recursos do Bolsa Família, o apoio à população atingida pelo ciclone extratropical conta com o repasse de R$ 239 milhões do Ministério para o fornecimento de alimentos e serviços socioassistenciais. "A fase emergencial será continuada. Tanto a Defesa Civil, quanto a Caixa Econômica Federal, junto com os demais ministérios, vão seguir no apoio às famílias, de todas as faixas de renda", garantiu.
Desigualdade
Durante o programa, o ministro Wellington Dias repercutiu o discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece em Nova York, nos Estados Unidos. Em sua fala de abertura, na manhã de terça-feira (19/09), Lula destacou o compromisso de implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e detalhou as medidas adotadas recentemente por seu governo para combater a desigualdade.
"Ver o nosso presidente na ONU colocando na mesa a indignação com a pobreza, guerra e desrespeito com o ser humano é muito importante. A gente olha para a história e não tem muitos líderes assim. Isso também aumenta nossa responsabilidade", disse o ministro. Segundo ele, quando esse governo assumiu a gestão do País, foram encontrados 33 milhões de brasileiros passando fome. "O Brasil é o quarto maior produtor de alimentos e tem gente passando fome. Precisamos nos indignar e avançar nas transferências de renda e nas oportunidades. Mas nós assumimos esse desafio: vamos tirar novamente o Brasil do mapa da fome", comprometeu-se.
Wellington Dias destacou, ainda, a necessidade de termos "um Brasil sem ninguém passando fome e com segurança alimentar, além de integrar outras políticas públicas, para darmos os próximos passos e ofertar emprego, saúde, educação e fomento à economia". "Esse é o caminho. O crescimento da economia precisa ter inclusão social. Esse é o desafio para o Brasil e para o mundo", afirmou.
O Bom Dia, Ministro é transmitido ao vivo pelo Canal Gov e pela internet, no YouTube. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio, pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”. Assista aqui a participação do ministro Wellington Dias, na íntegra.
Por: Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte