1º Seminário Nacional Catadoras da Resistência reunirá lideranças no Paraná
Secretaria-Geral apoia o primeiro encontro de catadoras realizado nos últimos dez anos.
Acontece de 25 a 27 de outubro, o 1º Seminário Nacional Catadoras da Resistência, um encontro de mulheres catadoras realizado pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a União Nacional das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (Unicatadores) e o Instituto Lixo E Cidadania (ILIX), com o apoio e articulação da Secretaria-Geral da Presidência da República, que coordena o Programa Pró-Catadores.
O seminário tem como objetivo apoiar e fortalecer a atuação de catadoras de materiais recicláveis em sua luta por melhores condições de trabalho, igualdade de gênero e sustentabilidade ambiental.
A Secretaria-Geral da Presidência, enquanto coordenadora do Programa Diogo de Sant’ Ana Pró-Catadoras e Pró- Catadores, articulou junto aos demais ministérios que compõem o Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), apoio instrucional para o custeio de passagens e diárias para viabilizar a participação de 100 catadoras no evento.
O programa foi instituído pelo decreto 11.414, de 13 de fevereiro de 2023, e tem como finalidade a elaboração de políticas públicas para a inclusão socioeconômica de catadoras e catadores de materiais recicláveis.
Com o encontro, o movimento de mulheres catadoras de materiais recicláveis busca promover um espaço de diálogo e articulação com as lideranças estaduais. São esperados grupos de mulheres que representam as catadoras em cada estado do país, para participar de extensa programação com a presença de autoridades, apresentação sobre a atual realidade da categoria e de programas voltados a este público, além de painéis temáticos.
Além da Secretaria-Geral, outros 16 ministérios apoiam o evento, junto com o Ministério Público do Trabalho; Organização das Nações Unidas (ONU); Fundação Banco do Brasil (FBB); Instituto Lixo e Cidadania (ILIX); Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat); Unicatadores; e MNCR.
A secretária-executiva Maria Fernanda Coelho, da Secretaria-Geral da Presidência, estará presente no Seminário, que terá também representantes das diversas entidades apoiadoras, como União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas); Itaipu Binacional, ONU Mulheres; Petrobras; Sebrae; e Caixa Econômica Federal.
Retomada do diálogo
A ideia de encontros nacionais de catadoras de materiais recicláveis teve início com projeto do MNCR, com a Unicatadores, Instituto Lixo e Cidadania e Ancat. Houve encontros entre 2008 e 2013, quando a realização de novas edições foi inviabilizada pela falta de políticas públicas de inclusão socioeconômica da categoria. Após dez anos do último encontro nacional de catadoras de materiais recicláveis, o seminário atende a uma demanda específica das trabalhadoras e dos movimentos sociais.
Por: Secretaria-Geral da Presidência da República
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte