Planalto

“Nós vamos voltar a fazer esse país ser o país do presente”, afirma Lula

Declaração foi dada durante programa Conversa com o Presidente, em que ele fez um balanço dos primeiros dez meses de gestão, citando os avanços conquistados, e projetou os próximos anos

31/10/2023 13:14
“Nós vamos voltar a fazer esse país ser o país do presente”, afirma Lula

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou no tempo e fez um balanço, durante o programa Conversa com o Presidente desta terça-feira (31/10), dos primeiros dez meses de seu retorno ao Palácio do Planalto, celebrados hoje, além de projetar seus próximos passos na Presidência. Lula citou a retomada de programas essenciais para a população, a recuperação da imagem do país internacionalmente e reforçou que vai viajar o país, a partir de 2024, para conversar com o povo e investir na educação, na saúde, na geração de emprego e na cultura.

“Nós vamos voltar a fazer esse país ser o país efetivamente do presente, não o país do futuro. É o país que vai acontecer agora. Nós colocamos a casa em ordem. Agora, é trabalhar para a gente poder fazer o Brasil voltar a ser o país do sonho e da esperança de 200 milhões de brasileiros”, declarou Lula.

Ao analisar os desafios enfrentados nesses primeiros dez meses de gestão, o presidente lembrou a situação do país em janeiro deste ano, após o desmonte de diversas políticas públicas sociais promovidas pelo governo anterior, e pontuou algumas conquistas e avanços importantes já implantados desde então.

“Nós pegamos esse país semidestruído do ponto de vista de políticas públicas e nós já recuperamos praticamente todas as políticas públicas de inclusão social que tinham dado certo no Brasil. Depois, nós fizemos o PAC. Depois, nós recuperamos a imagem do Brasil no exterior. Agora, a partir de 2024, é viajar o Brasil. É conversar com o povo, é fazer investimento na educação, é fazer investimento no ensino médio, é fazer investimento na saúde, é fazer investimento na geração de emprego, é fazer investimento na cultura”, avaliou Lula.

SÓ O COMEÇO – Para Lula, as conquistas já obtidas neste ano significam apenas o início do processo em curso no país. “É só o começo. Nós estamos calçando o sapato, porque o primeiro ano é só isso, é arrumação de casa. Nós acabamos de remontar o Brasil. Agora é para o Brasil começar a funcionar. A economia vai dar certo, os empregos vão acontecer, os salários vão subir, as pessoas serão melhor tratadas pelo governo, a saúde vai melhorar. Eu tenho três anos e dois meses de mandato e vou tentar criar todas as políticas que puderem cuidar de cada um dos brasileiros, seja criança, seja adulto, seja pessoa de meia idade ou seja pessoa mais idosa”, ressaltou Lula.

ÊXITO E VIAGENS – Apesar de ainda restarem mais dois meses de trabalho até o fim de 2023, Lula acredita que os resultados desses dez primeiros meses já podem ser comemorados.

“O ano de 2023 está sendo exitoso. Muita coisa já está sendo colhida e vamos colher muito a partir de 2024. Possivelmente a gente chegue no final do ano a 2 milhões de empregos com carteira profissional assinada. Esse ano, o PIB vai crescer três vezes mais do que o FMI previa no começo do ano. Esse ano já melhorou a qualidade da saúde. Nós já anunciamos escolas de tempo integral, já anunciamos bolsas para estudantes de classe média, vamos criar uma Universidade de Matemática no Rio de Janeiro, vamos levar o ITA para o Ceará”, elencou o presidente.

Ele também adiantou que a meta, a partir do ano que vem, é percorrer o país e ouvir os diversos segmentos da sociedade. “Eu, particularmente, vou me dedicar a viajar o Brasil. A conversar com prefeitos, a conversar com governadores, a conversar com sindicalistas, a conversar com a juventude, a conversar com estudantes, para que a gente possa colocar o Brasil, definitivamente, no centro da democracia em todos os países do mundo”.

CULTURA – O presidente também lembrou que seu governo tem dado amplo apoio à cultura, classificada por ele como um pilar muito importante para o crescimento do país.

“As pessoas precisam ter acesso a muita cultura, porque a cultura dá vida às pessoas. Por isso que eu estou feliz com o trabalho no Ministério da Cultura, com a Lei Paulo Gustavo, com a Lei Aldir Blanc, ou seja, dinheiro que a gente jamais imaginava ter e que foi aprovado no Senado e na Câmara. Agora, você está fazendo com que as prefeituras possam participar ativamente da cultura, os estados possam participar e a União participar”, frisou Lula.

“Nós vamos ter a primeira conferência de cultura o ano que vem. A cultura é uma das formas mais extraordinárias de você envolver a sociedade brasileira, envolver a juventude a ser criativa e a propor coisa nova para esse país. Ano que vem eu vou viajar para cada estado. Eu quero inaugurar muitas escolas, muitas universidades, muitos institutos federais, quero participar de muitas atividades culturais nesse país, quero visitar comitê de cultura em cada estado desse país, porque somente assim é que esse país vai dar um salto de qualidade”, concluiu o presidente.

Por: Planalto

 

Link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2023/10/201cnos-vamos-voltar-a-fazer-esse-pais-ser-o-pais-do-presente201d-afirma-lula
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte