Pesquisadores do Cemaden publicam livro sobre risco de queimadas
“É o fogo!” reúne informações sobre prevenção e impactos dos incêndios florestais. O livro já foi apresentado para comunidades da Amazônia, Pantanal e Cerrado
Pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) produziram um livro para melhorar as ações de prevenção e a percepção das pessoas sobre o risco de queimadas e incêndios florestais. Com versões em português e espanhol, o livro “É o fogo!” apresenta, em linguagem acessível, informações científicas sobre os impactos das queimadas e estratégias de autoproteção.
“Originalmente, o livro foi feito para a comunidade escolar, para ser aplicado em sala de aula, mas, com o passar do tempo, tomou um alcance maior. Então, todo mundo que trabalha e vive a temática do fogo, todos que estão inseridos em regiões afetadas pelas queimadas, pode ter acesso ao livro”, explicou o pesquisador João dos Reis, um dos autores do livro.
A publicação reúne informações sobre os problemas socioambientais causados pelo fogo, mostrando como as queimadas e incêndios florestais podem impactar a vida das pessoas, da comunidade, do bioma e do meio ambiente. O livro já foi apresentado para comunidades da Amazônia, Pantanal e Cerrado – biomas que sofrem com os incêndios florestais durante o período da seca.
Durante a apresentação, é feita a cartografia social da região. “Nesta atividade, todos nos debruçamos sobre um mapa da região onde a capacitação está ocorrendo e fazemos uma discussão sobre de onde vem a ameaça do fogo e as áreas mais impactadas, e as capacidades identificadas naquele local”, explicou a pesquisadora, Liana Anderson, também autora do livro.
Neste ano, os pesquisadores pretendem lançar a adaptação do livro para o Pantanal. “Nós ganhamos mais um braço dentro do projeto com a Rede Pantanal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Esperamos que até o fim deste ano este material seja concluído, e prevemos uma grande capacitação no início do próximo ano no Mato Grosso do Sul em parceria com os órgãos estaduais e municipais”, ressaltou Liana.
20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Os autores do livro estarão na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, maior evento de popularização da ciência do país. Em Brasília, a 20ª SNCT será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No local, eles vão contar a experiência com o projeto. “Mais do que trabalhar o contexto escolar, a gente expande essa discussão para outros atores sociais. Queremos ampliar o acesso ao livro para membros do Corpo de Bombeiros, brigadistas e voluntários, discutindo alternativas para o uso do fogo e a percepção do risco e de como as pessoas são afetadas”, afirmou João dos Reis.
Por: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Edição: Yara Aquino
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte