A Voz do Brasil: Entrevista desta quarta-feira (18) terá trabalho escravo como pauta
O chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), Matheus Viana, vai tratar do assunto, AO VIVO, a partir das 19h; assista pelo Canal Gov
De janeiro a outubro de 2023, um total de 2.592 trabalhadores em condições análogas à escravidão foram resgatados no Brasil pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Fiscalização do Trabalho. O número é maior do que o obtido em todo o ano de 2022. E, para falar sobre o assunto, o programa A Voz do Brasil recebe, nesta quarta-feira (18/10), o chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), Matheus Viana.
De acordo com o MTE, o resultado do empenho em fiscalizar as condições de trabalho se deve principalmente à atuação da Auditoria Fiscal do Trabalho do Ministério, que coordena a realização das ações do Grupo Móvel - formando em parceria com outros órgãos, como a Polícia Federal (PF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF), além de outras instituições, a depender do tipo de operação a ser realizada.
E a sociedade civil também pode contribuir com o trabalho de fiscalização. Denúncias podem ser feitas, de forma remota e sigilosa, no Sistema Ipê, lançado em 2020 pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O sistema é exclusivo para o recebimento de denúncias e tem versões em inglês, espanhol e francês, com o objetivo de melhor atender aos trabalhadores migrantes de outras nacionalidades.
Para saber mais sobre o assunto, não perca a edição de A Voz do Brasil desta noite, ao vivo, a partir das 19h, com transmissão pelas emissoras de rádio de todo o País e pelo Canal Gov:
Por: Agência Gov
Texto: Thays de Araújo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte