Atletas que vão ao Parapan-americano participam de capacitação antidopagem
Ação de educação antidopagem foi realizada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro
De olho nos Jogos Parapan-Americanos de 2023, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), vinculada ao Ministério do Esporte (MEsp), realizou uma capacitação em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para os atletas do paradesporto que vão participar da competição no Chile. Também participaram outros atletas interessados e pessoal de apoio aos esportistas.
Para maior alcance da ação educacional, a capacitação foi realizada em três dias e horários diferentes, reunindo mais de 450 pessoas, que participaram remotamente. Entre os assuntos abordados, destacam-se o processo de controle de dopagem, a lista de substâncias proibidas e a legislação da área, o Código Mundial e Código Brasileiro Antidopagem.
Com a capacitação, ABCD e CPB buscam promover a educação antidopagem em conformidade com as exigências previstas no Padrão Internacional para Educação, publicado pela Agência Mundial Antidopagem (WADA/AMA). A parceria com o CPB reforça a importância da disseminação de informações corretas e atualizadas sobre a antidopagem, para que os próprios atletas tenham segurança e possam competir com tranquilidade e em prol do jogo limpo.
Participaram como palestrantes a presidente da ABCD, Adriana Taboza, o coordenador-geral de Operações, Anthony Moreira, a coordenadora de AUT da ABCD: Angélica Almeida, a assistente administrativo da ABCD, Clarisse da Silva, e a enfermeira do CPB, Juliana Azevedo Soares.
Por: Ministério do Esporte (MEsp)
Edição: Yara Aquino
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte