Programa Saúde com Agente: Abertas inscrições para primeira mostra
Iniciativa reunirá 200 práticas de fortalecimento da integração entre agentes de saúde nos territórios
Estão abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para a 1ª Mostra Saúde com Agente, que reunirá experiências de integração entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) nos territórios. Serão selecionadas cerca de 200 práticas de fortalecimento da integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, promovidas pelas ações realizadas por estudantes dos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente.
A mostra acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília (DF), com o objetivo de estimular, fortalecer e divulgar ações desenvolvidas por equipes e profissionais que participaram do programa, instituído pelo Ministério da Saúde e executado em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Nas mesmas datas ocorrerá, de forma simbólica, a Cerimônia de Diplomação dos Agentes de Saúde, que realizaram a formação técnica no âmbito do Programa Saúde com Agente.O resultado da seleção será publicado em 1º de novembro e as duas melhores experiências de cada região brasileira vão fazer parte da série de webdocs do Saúde com Agente. Ao todo, serão 10 experiências premiadas e apresentadas para todo o Brasil em forma de documentário.
Fique por dentro
As experiências inscritas devem, obrigatoriamente, abordar o tema “Integração das atividades dos ACS e ACE nos territórios”, seguindo o pressuposto de que Atenção Básica e Vigilância em Saúde devem estar integradas para a adequada identificação de problemas de saúde nos territórios e para o planejamento de estratégias de intervenção clínica e sanitária mais efetivas e eficazes.
Podem participar alunos diplomados no Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e no Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, ofertados no âmbito do Programa Saúde com Agente. Apenas experiências efetivamente implementadas e consideradas bem-sucedidas podem ser inscritas.
Confira o regulamento e assista ao vídeo de divulgação .
Por: Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte