AEB participa de workshop sobre Tecnologia Espacial para Benefícios Socioeconômicos
O evento reúne pessoas que estão conduzindo atividades de capacitação e aqueles que estão interessados em construir parcerias
Entre os dias 29 de setembro a 1° de outubro, a Agência Espacial Brasileira (AEB) participou da 30ª edição do Workshop sobre Tecnologia Espacial para Benefícios Socioeconômicos: "Desafios e Oportunidades de Capacitação para Nações Espaciais Emergentes". Em conjunto com o 74º Congresso Astronáutico Internacional (IAC), o Workshop busca reunir pessoas que estão conduzindo atividades de capacitação com aqueles que estão interessados em construir parcerias. Essas parcerias servem para acelerar a capacitação no desenvolvimento de nações sobre o uso de tecnologias e aplicações espaciais para o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável.
O evento é co-organizado pela Azercosmos o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA) e a Federação Astronáutica Internacional (IAF) e foi realizado no Centro de Convenções de Baku, Azerbaijão.
O procurador-federal da AEB, Ian Grosner, esteve presente na sessão "Educação de Nível Universitário em Política e Direito Espacial". A ideia do painel é mostrar como o Direito Espacial está sendo ensinado nos países emergentes. Para tal, Ian falou sobre o primeiro curso de pós-graduação em Direito e Política Espacial do Brasil e quais são os desafios futuros para estabelecer, definitivamente, o ensino da matéria em âmbito nacional.
“As atividades espaciais são essenciais para o desenvolvimento da sociedade moderna. O Direito Espacial é o ramo do Direito Internacional Público que regula as atividades dos Estados, de suas empresas públicas e privadas, bem como das organizações internacionais intergovernamentais, na exploração e uso do espaço exterior, e estabelece o regime jurídico do espaço exterior e dos corpos celestes. Sua importância é crescente nos países que desenvolvem atividades espaciais. Destaquei, na minha palestra, o que o Brasil vem fazendo para desenvolver esse ramo do Direito, destacando a primeira e única pós-graduação em Direito e Política Espacial do Brasil da Universidade Católica de Santos”, afirma Ian Grosner.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
Por: Agência Espacial Brasileira (AEB), com edição da Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte