ANP apresenta plano de ação e transição energética no Senado
A reunião foi transmitida ao vivo pelo canal da TV Senado no YouTube e pelo portal e-Cidadania, e aberta às perguntas e comentários dos interessados.
O Diretor-Geral da ANP, Rodolfo Saboia, participou, em 3/10, no Senado Federal, da audiência pública da Comissão de Serviços de Infraestrutura. A reunião foi transmitida ao vivo pelo canal da TV Senado no YouTube e pelo portal e-Cidadania, e aberta às perguntas e comentários dos interessados.
Durante sua apresentação, Saboia mostrou dados de desempenho da Agência e abordou a relação entre a regulação e a potencial introdução de fontes de energias renováveis no país.
A exploração de petróleo na margem equatorial e a transição para uma nova matriz energética foram assuntos de destaque. Para o Diretor, a transição energética deve ser feita com oferta de renováveis para combater a demanda por combustíveis fósseis, sem interromper completamente a produção de petróleo. “Suprimir a oferta só vai resultar em elevação dos custos da energia e os mais pobres serão os primeiros a sofrer”, afirmou.
Saboia também destacou o engajamento da Agência em relação ao tema. “Hoje, em média 10% do orçamento de PD&I são destinados a apoiar tecnologias verdes e descarbonização”, declarou. Atualmente, existem 262 projetos voltados à transição energética, que são tocados com recursos oriundos das cláusulas de investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I).
Durante a reunião, o Diretor respondeu perguntas feitas pelos parlamentares inscritos e enviadas por quem acompanhava a transmissão.
Por: Agência Nacional de Petroleo e Biocombustíveis (ANP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte