Saúde

Anvisa promove simulado para validar plano de contingência na Tríplice Fronteira

A ação, planejada no âmbito do Mercosul, contou com o apoio da Opas e do Ministério da Saúde

11/10/2023 12:47
Anvisa promove simulado para validar plano de contingência na Tríplice Fronteira
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promove, desde segunda-feira (9/10), o primeiro simulado para validação do Plano de Contingência para emergências de saúde pública na Tríplice Fronteira, em Foz do Iguaçu (PR) . A ação, que terminará nesta quarta-feira (11/10), foi planejada no âmbito do Mercosul e conta com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (O pas) e do Ministério da Saúde .

As atividades práticas do simulado ocorreram nas fronteiras terrestres do Brasil, do Paraguai e da Argentina e foram conduzidas , simultaneamente , nos pontos de entrada de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazu .

A Tríplice Fronteira é designada como ponto estratégico de interesse internacional, conforme diretrizes do Regulamento Sanitário Internacional 2005, tendo em vista seu alto fluxo de viajantes e cargas. Assim sendo, é necessário prover mecanismos de respostas coordenadas, proporcionais e oportunas frente a eventos de saúde pública.

O simulado contou com a presença de autoridades dos países do Mercosul e com a p articipação de representantes do s Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do munic ípio de Foz do Iguaçu e do e stado do Paraná , além de servidores da Anvisa.

Vale ressaltar que a ação proporciona maior integração das autoridades de saúde dos três países, a verificação de pontos de melhoria no Plano de Contingência e a possibilidade de execução de ações de mitigação e controle por parte das autoridades sanitárias dos países do Mercosul.

Por: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/anvisa-promove-simulado-para-validar-plano-de-contingencia-da-triplice-fronteira
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte