Ciências

Assista ao Eclipse Anular do Sol AO VIVO neste sábado (14/10)

Confira a transmissão pelo YouTube do Observatório Nacional, em uma ação integrada internacional em parceria com a NASA e o Time and Date

13/10/2023 19:30
Assista ao Eclipse Anular do Sol AO VIVO neste sábado (14/10)
Foto: REUTERS/Tim Chong

 

Neste sábado (14/10), a Lua estará alinhada entre a Terra e o Sol e o espetáculo será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Observatório Nacional (ON), a partir das 11h30.

O eclipse anular ocorre quando os três astros se encontram bem alinhados na ocasião da fase nova da Lua, mas o Sol não fica totalmente encoberto pela Lua, restando apenas um anel visível do disco solar. O fenômeno será visto dessa forma numa faixa de terra que passa por dezenas de municípios de oito estados do Norte e Nordeste brasileiro, como: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Rio Grande do Norte e Pernambuco. No restante do país o eclipse será parcial.

O evento será transmitido em todo o seu trajeto desde a costa oeste dos EUA até o extremo leste do Brasil, graças às parcerias firmadas com órgãos internacionais Time and Date e a Nasa. Eles disponibilizarão as imagens dos telescópios dos EUA, América Central e Colômbia. Já o Brasil vai disponibilizar as imagens nacionais para o mundo. Astrônomos amadores e profissionais, professores e divulgadores estarão distribuídos na faixa de anularidade para fazer a transmissão em tempo real, diretamente dos seus telescópios.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) fará a retransmissão do ON por cerca de 3h, narrada em tempo real, a partir de Brasília (DF), nos estúdios da AEB em telão. Já o MAST retransmitirá pelas suas redes sociais @museudeastronomia numa parceria com o ON, além do parceiro Instituto Federal do Maranhão (IFMA) @tvifma .

Óculos especiais - Para uma observação segura do eclipse solar são necessários alguns cuidados.  Em hipótese alguma deve-se olhar diretamente para o Sol. Também não se pode olhar para o Sol usando equipamentos inadequados como películas de raio x, óculos escuros, ou qualquer outro material caseiro. A observação deve ser indireta (por projeção) ou direta somente com o uso de óculos especiais com filtros solares certificados (ISO 12312-2) a fim de preservar a visão.

Por: Agência Gov com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Texto: Thays de Araújo


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte