Exposição do projeto Tradição e Futuro na Amazônia leva “cultura misturada” dos indígenas Kayapó ao MAC Niterói
O título da exposição, "Mekukradjá Abikàrà” reflete a proposta de incorporação de tecnologias como câmeras e celulares aos elementos da tradição indígena
Quebrando os estereótipos, jovens indígenas do povo Mêbengôkre (também conhecido como Kayapó) usam celulares, câmeras e as redes para discutir as questões da preservação da Amazônia e as transformações de sua cultura. Esta é a proposta da exposição "Mekukradjá Abikàrà: com os pés em dois mundos", que vai ser lançada no dia 28/10 no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). Os coletivos de artistas que participam da mostra são integrantes do projeto Tradição e Futuro na Amazônia, patrocinado pela Petrobras e gerido pelo Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio) em parceria com Associação Floresta Protegida, Instituto Kabu e Instituto Raoni.
O título da exposição, "Mekukradjá Abikàrà”, que pode ser traduzido como “cultura/tradição/conhecimento misturado ou impuro”, reflete a proposta de incorporação de tecnologias como câmeras e celulares aos elementos da tradição indígena - seja na obra cinematográfica do coletivo Beture, formado por cineastas de quatro aldeias Kayapó, ou nas telas e grafismos desenhados pelos jovens e adultos das aldeias, retratando elementos da cultura indígena e sua relação com a Amazônia. Além dos filmes e desenhos, também haverá artesanatos, apresentações de música e oficinas de pintura corporal. A cerimônia de lançamento contará com a presença de líderes indígenas, entre eles, o cacique Raoni; a diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti; além de convidados.
Essas obras são resultado de oficinas artísticas realizadas pelo projeto Tradição e Futuro na Amazônia em 12 aldeias, envolvendo mais de 40 indígenas. O projeto Tradição e Futuro na Amazônia, integrante do Programa Petrobras Socioambiental na linha de atuação Florestas, atua no fortalecimento da gestão de terras indígenas do povo Mêbengôkre-Kayapó no Mato Grosso e Pará, com ações que incluem educação ambiental, resgate e valorização de conhecimentos tradicionais, desenvolvimento de um Plano de Gestão para o território trabalhado, mapeamento de estoques de carbono e implementação de sistemas agroflorestais para promover a geração de renda de forma sustentável.
A mostra fica em cartaz no Museu de Arte Contemporânea de Niterói até 26 de novembro.
Sobre o Programa Petrobras Socioambiental
Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras investe voluntariamente em projetos que atuam nas linhas de Educação, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Oceano e Florestas. Nas iniciativas de Florestas, a empresa busca investir em projetos que valorizam a conservação de todos os biomas brasileiros apoiando ações de conservação com uso sustentável dos recursos naturais, que consideram modos de vida, sistemas de produção e conhecimentos associados à sociobiodiversidade. Atualmente, o Programa apoia iniciativas que tem parcerias com 18 povos indígenas, 44 comunidades quilombolas e outras 26 comunidades tradicionais.
Serviço:
Exposição "Mekukradjá Abikàrà: com os pés em dois mundos"
Horário: Em cartaz de terça a domingo das 10h às 18h, de 28/10 até 26/11
Local: Museu de Arte Contemporânea (MAC) – Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói
Evento de abertura: 28 de outubro
Programação de abertura:
MANHÃ - área externa
10h - Abertura do Museu e entrada simbólica dos indígenas na exposição
10h30 - Início da feira de artesanato
10h30 - Plenária dos povos tradicionais em defesa de seus territórios e maretórios com representantes dos povos indígenas, quilombolas e caiçaras do Pará, Mato Grosso e Rio de Janeiro
TARDE - Evento de Abertura
15h30- Recepção dos convidados na entrada do MAC
16h - Abertura Institucional - Auditório MAC - Fechado para convidados
17h - Apresentação de Canto e Dança (Metoro) - Pátio MAC - Aberto ao público
17h30 - Apresentação Cacique Raoni com lideranças kayapó - Palco externo
18h* - 18h30 - Visita guiada na exposição para convidados Mezanino- Fechado para convidados
*Início do Mapping (18h as 20h) na fachada do MAC Aberto ao público
18h-19h30 – Coquetel – Rampa - Fechado para convidados
19h -19h30 - Show de encerramento - Rapper Matsi - Palco Externo - Aberto
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte