Brasil debate prevenção e controle das arboviroses com grupo do Mercosul
Análises servirão de base para publicação inédita de boletim epidemiológico dos países do bloco
Representantes do Ministério da Saúde participaram, nesta semana, da LIX Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho Nº 11 Saúde (SGT-11) do Mercado Comum do Sul (Mercosul). No encontro, promovido de 2 a 6 de outubro, em Brasília, foi debatida a situação epidemiológica de eventos priorizados de saúde pública nos países do bloco, além de realizado um intercâmbio de estratégias para a prevenção e controle das arboviroses e outras doenças. As discussões servirão de base para a publicação inédita do Boletim Epidemiológico do Mercosul.
A Comissão de Produtos em Saúde do SGT-11 firmou quatro projetos de resolução para consideração e aprovação do Grupo Mercado Comum sobre temas como ensaios clínicos, dispositivos médicos e inspeção de produtos médicos. A Comissão de Serviços em Saúde aprovou resoluções sobre serviços de radiologia, entre outros.
O encontro internacional também considerou os avanços do projeto “Promovendo Fronteiras Saudáveis e Seguras no Mercosul”, que tem por objetivo contribuir para tornar as áreas fronteiriças dos países do Mercosul mais integradas, por meio do fortalecimento da integração sub-regional em saúde.
O projeto inclui ações de vacinação conjunta nas áreas de fronteira, a elaboração de um Plano de Contingência para o ponto de entrada terrestre da tríplice fronteira Argentina-Brasil-Paraguai, bem como levantamento das capacidades de urgência e emergência em áreas fronteiriças.
A reunião contou com participação de cerca de 140 participantes, reunindo representantes da Argentina, Paraguai, Uruguai e a Bolívia, país associado ao bloco. Pelo Brasil, participaram representantes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por: Ministério da Saúde (MS), com edição da Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte