Povos indígenas

Brasil em Pauta entrevista a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara

Marco Temporal e o processo de desintrusão de Terras Indígenas pautam o debate. Não perca, neste domingo (29), a partir das 20h30, no Canal Gov. Veja como acessar

29/10/2023 08:44
Brasil em Pauta entrevista a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara
Foto: Divulgação/Canal Gov

 

Representando menos de 5% da população mundial, os povos originários protegem 80% da biodiversidade do Planeta. Foi com esse dado que a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, destacou a importância das ações do Governo Federal para proteger territórios e garantir direitos, em entrevista ao Brasil em Pauta. O programa vai ao ar neste domingo (29/10), às 20h30, no Canal Gov.

Na conversa com a jornalista Caroline Blaudt, a ministra também falou sobre o marco temporal, tese segundo a qual os direitos indígenas começaram com a Constituição Federal - em 5 de outubro de 1988 - e que, portanto, as demarcações só valeriam para as terras que estivessem sob posse dos povos naquela data. A posição do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) é de que os direitos dos povos são originários.

A ministra também explicou como tem sido o processo de desintrusão de Terras Indígenas já homologadas. ‘’Não são somente os indígenas os beneficiados com a proteção desses territórios, mas também o meio ambiente, as pessoas, a biodiversidade. A floresta em pé, o território protegido, beneficia todo mundo, toda humanidade, todo planeta”, pontua.

Sonia Guajajara foi a primeira deputada federal indígena eleita no estado de São Paulo e a primeira indígena a ocupar um ministério. Nascida na terra de Araribóia, no Maranhão, ela faz parte do povo Guajajara/Tentehar. Por sua luta pelo reconhecimento dos direitos dos povos indígenas, foi eleita pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

>> Saiba como sintonizar o Canal Gov na sua TV 
>> Você também pode assistir pelo YouTube 

Por: Canal Gov
Edição: Thays de Araújo


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte