Brasil participa do Fórum Regional sobre direitos humanos e empresas
Representante do MDHC destaca o papel do governo brasileiro na construção de uma política pública para aprimorar o tema no país
O Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) integrou o 8º Fórum Regional sobre Empresas e Direitos Humanos na América Latina e no Caribe, realizado na última semana em Santiago, no Chile. Representando o MDHC, o coordenador-geral de Direitos Humanos e Empresas, Luiz Gustavo Lo-Buono, destacou a iniciativa do governo brasileiro para a construção de uma política pública sobre o tema, ressaltando a importância da participação social e do diálogo interfederativo.
Para o Lo-Buono, a participação inédita do Brasil neste espaço internacional de discussão sobre o tema serviu para promover maior sinergia entre os principais atores das agendas de direitos humanos e empresas e proteção ambiental, a fim de tornar visível a interconexão dessas pautas e fortalecer ações conjuntas e complementares para uma conduta empresarial responsável para os países.
“Tivemos duas reuniões de articulação como o Ministério da Justiça do Chile e com a Organização PODER, quando houve a troca de conhecimentos sobre o tema junto aos países presentes no encontro. Ali pudemos ouvir e informar sobre normas e legislações que regem as ações de direitos humanos e empresas de cada país”, disse.
O Fórum teve como principal objetivo discutir oportunidades, desafios e práticas para prevenir, monitorar e reparar violações sobre direitos humanos relacionados à atividade empresarial, especialmente em relação aos impactos ambientais. No evento, estiveram presentes atores de governos de vários países, da sociedade civil, grupos de atingidos por atividades ou operações empresariais, de empresas e de Universidades.
Sobre o Fórum
Ao longo dos anos, o Fórum Regional se tornou uma reunião fundamental sobre empresas e direitos humanos para governos, empresas e sociedade civil, e uma das mais importantes reuniões de direitos humanos nas Américas. O encontro regional tornou-se uma relevante plataforma multissetorial para o intercâmbio de práticas favoráveis ao tema, e aprendizado entre pares sobre direitos humanos e atividades empresariais na região.
Além disso, o evento teve o intuito de abordar as necessidades e os desafios especiais de grupos específicos para a proteção de seus direitos humanos no contexto no mundo corporativo e dos possíveis impactos segmentos vulnerabilizados como mulheres, pessoas LGBTQIA+, defensores dos direitos humanos, pessoas com deficiência, crianças, comunidades afetadas, incluindo povos indígenas e afrodescendentes, e demais trabalhadores.
O 8° Fórum Regional é um evento organizado pelo Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) em colaboração com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e com o apoio da União Europeia, do governo do Chile, e outras instituições internacionais
Por: Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte