Brasil fica com a prata no vôlei feminino e supera campanha de Lima 2019
Já classificada para as Olimpíadas de Paris 2024, a seleção foi ao Chile sem o time titular e ficou em segundo lugar depois de perder por 3 sets a 0
Não foi dessa vez que a Arena Parque O’Higgins, em Santiago, ficou verde e amarela. O Brasil perdeu a final do vôlei feminino na noite de quinta (26/10), para a República Dominicana, ficando com a prata. A final do Pan-Americano contou com casa cheia de torcedores para as dominicanas.
São 12 anos que o Brasil não é campeão de um Pan-Americano. A última vez foi em Guadalajara 2011. O Brasil possui quatro títulos, enquanto a República Dominicana tem três. Elas também ganharam em Lima 2019.
O jogo começou com os dois times conquistando ponto a ponto, com momentos de bloqueio eficiente e pedidos de desafio, inclusive no set point. A República Dominicana fechou por 26 a 24. No segundo set, o Brasil não teve chance e perdeu por 25 a 16. As Dominicanas permaneceram fortes, abrindo vantagem no terceiro set, que finalizou em 25 a 19.
Sabrina Machado, brasileira maior pontuadora do jogo, com 14 pontos, foi eleita a melhor oposta da competição. A central Lorena foi a segunda melhor bloqueadora.
Para Tainara Lemes Santos, bolsista do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal na categoria nacional, mesmo o segundo lugar na competição foi importante. "A gente deixou uma oportunidade escapar de ganhar isso aqui, mas a gente não conseguiu voltar mentalmente, a gente errou muito, não conseguíamos rodar a bola. Mas pela nossa campanha 100% até a final, seguimos orgulhosas, queríamos ter ganhado, mas essa medalha vale muita coisa, muita história", disse.
Lorena Giovana Viezel foi eleita a segunda melhor central da partida. Ela também é bolsista, da categoria internacional. Lorena falou sobre o jogo e exaltou a característica de renovação da seleção. "Consegui desenvolver o meu trabalho, com a ajuda das meninas, todo mundo acreditou até o final. Estamos numa renovação bem grande, é o que todo mundo quer, e acreditando que podemos. Todo mundo busca oportunidades e quer um trabalho bom a ser realizado".
O vôlei feminino do Brasil superou a campanha de Lima 2019, quando perdeu para a Colômbia na semifinal e para a Argentina na disputa do bronze.
O Brasil já conquistou a vaga no vôlei feminino dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 por meio do Pré-Olímpico, realizado em setembro deste ano.
Por: Ministério do Esporte (MEsp)
Edição: Yara Aquino
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte