Esporte

Jogos Pan-Americanos Santiago: Brasil soma 13 medalhas, com 4 ouros

Time Brasil está atrás apenas de EUA e México no geral. Dos medalhistas brasileiros, 91,3% recebem o Bolsa Atleta

21/10/2023 23:40
Jogos Pan-Americanos Santiago: Brasil soma 13 medalhas, com 4 ouros
Foto: Divulgação/Ministério do Esporte

 

O Brasil começou os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 a todo vapor. No primeiro dia de disputas por medalhas, o Time Brasil somou 13 pódios (4 ouros, 3 pratas e 6 bronzes), terminando o sábado (21/10) na terceira colocação do quadro geral de medalhas da competição, atrás de Estados Unidos e México.

Dos 23 brasileiros que subiram no pódio, 21 são contemplados pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, ou seja, 91,3% dos medalhistas.

Pela manhã, veio a primeira medalha do Brasil em Santiago: José Gabriel Almeida conquistou o terceiro lugar no Ciclismo Mountain Bike. A modalidade também reservou um outro ouro verde e amarelo no feminino: Raiza Goulão também levou o bronze. Os dois são bolsistas na categoria Internacional.

A glória do primeiro ouro brasileiro acabou nas mãos da mais jovem atleta do Time Brasil: Rayssa Leal. Ela somou 236.98 na final do skate street e garantiu o lugar mais alto do pódio. E ainda teve dobradinha verde e amarela. Pâmela Rosa ficou com a prata, ao somar 211.34. As duas também são bolsistas do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal.

No street masculino, mais um ouro, dessa vez com Lucas Rabelo. Ele somou 264,45 e ouviu o hino nacional no alto do pódio.

Chuva de medalhas na piscina

A natação brasileira brilhou no primeiro dia de provas. Do Centro Aquático, saíram nada menos que seis medalhas: 2 ouros, 2 pratas e 2 bronzes. Guilherme Costa venceu os 400m livre e a equipe brasileira ficou com o ouro nos 4 x 100m livre. As pratas vieram com Leonardo de Deus nos 200m borboleta e Maria Fernanda Costa, nos 400m livre. E os bronzes foram cortesia de Gabrielle Roncatto nos 400m livre e da equipe feminina no revezamento 4 x 100m livre. Dos 12 atletas que conquistaram medalhas na natação, 11 são apoiados pelo Programa Bolsa Atleta.

.

Mais bronzes
Os outros bronzes brasileiros do primeiro dia vieram do Taekwondo, com Paulo Ricardo Melo na categoria até 58kg, e a equipe masculina de ginástica artística, que competiu com Arthur Nory, Diogo Soares, Patrick Sampaio, Bernardo Ferreira e Yuri Magalhães. Todos eles são apoiados pelo Bolsa Atleta.

Esportes coletivos
O Brasil também teve um ótimo dia nas modalidades coletivas. No basquete 3x3, vitória da seleção feminina sobre o Uruguai por 22 x 12 e da masculina para cima do Haiti, por 21 x 7. Os dois times voltam a entrar em quadra neste domingo (22).

No vôlei de quadra feminino, a seleção brasileira não tomou conhecimento de Cuba e venceu por 3 sets a 0 (25/14, 25/16 e 25/14). Já no vôlei de praia, duas vitórias: No feminino, Ana Patrícia e Duda superaram Molina/Soler, de El Salvador, por 2 sets a 0, parciais 21/9 e 21/6. Já no masculino, vitória de André e George sobre Giron/Hernandez, da Guatemala, também por 2 sets a 0, parciais 21/7 e 21/13.

 




Por: Ministério do Esporte

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/brasil-soma-13-medalhas-e-termina-primeiro-dia-de-disputas-em-terceiro-no-quadro-geral
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte