Cadastro das Centrais de Interpretação de Libras está disponível em todo o país
Sistema, em funcionamento desde agosto, garante qualidade e confiabilidade dos serviços oferecidos por centrais de intérpretes a surdos e deficientes auditivos
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) disponibiliza uma ferramenta para reconhecer e prestar apoio técnico aos profissionais tradutores e intérpretes da Língua Brasileiras de Sinais (Libras) de todo o País. Desde agosto deste ano, está em funcionamento o Cadastro das Centrais de Interpretação de Libras (CadCIL).
O sistema viabiliza o reconhecimento do MDHC às Centrais de Intérprete de Libras (CILs) mantidas por estados, municípios e pelo Distrito Federal, bem como a verificação dos intérpretes a elas vinculados perante órgãos e entidades da Administração Pública Federal, direta e indireta.
Com a verificação oficial feita pelo CadCIL, é possível garantir a qualidade e a confiabilidade dos serviços oferecidos pelas CILs e seus intérpretes, ampliando, assim, as possibilidades de comunicação e integração para pessoas surdas ou com deficiência auditiva na sociedade brasileira.
Para fazer o cadastro no sistema, as centrais e os profissionais vinculados a elas precisam fazer a adesão por meio do Sistema Nacional de Direitos Humanos (SNDH). Todas as informações, documentos necessários e o passo a passo detalhado estão disponíveis neste link .
Se você é responsável por uma Central de Interpretação de Libras, ou um intérprete vinculado a uma CIL, junte-se ao MDHC nessa missão! Faça parte do CadCIL e contribua para promover a inclusão e os direitos das pessoas surdas e com deficiência auditiva no Brasil.
Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte