Caixa para crianças: fique por dentro das vantagens de bancarizar os pequenos
É possível abrir conta e ensinar a garotada a poupar. Mesadas pelo cartão de crédito podem facilitar o dia a dia dos pais
Na semana em que comemoramos o Dia das Crianças, o Caixa Notícias apresenta produtos e serviços voltados para os pequenos e que podem ajudar muito mães e pais na hora de ensinar sobre planejamento financeiro.
O pré-adolescente Leonardo Leiria gosta de ciências exatas e sonha em se tornar engenheiro de software. Com apenas 12 anos, pensa em investimentos e já questiona os pais sobre imposto de renda e aposentadoria. Há pouco tempo, comprou um videogame com o dinheiro que ganhava do avô e que poupava pacientemente. Agora, tem juntado mais um pouquinho para ter acesso à assinatura mensal do jogo.
Essa consciência financeira foi ensinada pela família. Desde quando era bebê, com apenas seis meses, possui uma poupança, que foi aberta pela mãe. “Todo mês entra um valor na conta dele. Faço por meio de débito automático, por tempo indeterminado, da minha conta para a dele”, diz Renata Ferreira.
A bancária acredita que “ensinar educação financeira para uma criança é fundamental” e comenta que junta o dinheiro para ajudá-lo no fim do ensino médio. “Ele pode usar para fazer um intercâmbio no exterior: conhecer coisas novas, sentir outros ares, aprender idiomas ou para outros objetivos que ele possa ter. Ensino que planos podem ser feitos”, explica.
Esse valor guardado na conta de Leonardo já ajudou a família. “Quando precisei usar, conversei com ele e falei: estou pegando o dinheiro da sua conta e vou te devolver em 10 meses”, e fez a reposição dos valores. Vendo os frutos com o filho, Renata, que também é mãe da Luisa, de 3 anos, pretende conscientizá-la sobre finanças aos poucos.
Caixa para crianças
É possível abrir conta para criança de qualquer faixa etária na Caixa, desde que o titular menor de idade possua Cadastro de Pessoa Física (CPF). De acordo com a legislação brasileira, é necessário acompanhamento e autorização de um representante legal.
Na Caixa, a base de clientes com menos de 18 anos está concentrada em maior parte na região sudeste, que detém 45% das contas, seguida do nordeste com mais de 20%.
Como funciona a movimentação
Para menores de 16 anos, a conta é movimentada apenas pelo pai, mãe ou representante legal. Já adolescentes entre 16 e 18 anos podem realizar todas as transações, desde que haja consentimento do pai, mãe ou representante legal. É possível, inclusive, realizar saques, transferências e fazer Pix.
A conta aberta, corrente ou poupança, não possui diferenciação em relação às contas de titulares adultos, com exceção das restrições de movimentação mencionadas acima.
Como solicitar abertura de conta
Para abrir uma conta, o responsável deve comparecer a uma agência da Caixa com os documentos pessoais do representante legal e da criança.
Para menores beneficiários de programas sociais, é prevista a abertura de conta do tipo Poupança Social Digital, de forma automática, pelo ente público que instituiu o respectivo benefício, nos termos da Lei 14.075/20, sendo que a movimentação pelo menor está condicionada a autorização de seu representante legal.
“Não precisa realizar a bancarização só aos 18 anos”
Adriana Vilarinho dos Santos também abriu uma poupança para os três filhos, pensando no futuro. Mas para o dia a dia, com os mais velhos, ela utiliza o cartão de crédito adicional mesada Caixa, disponível em todas as variantes de cartões Elo, Visa e Mastercard.
Na modalidade, o limite do cartão é definido pelo cliente, podendo ser alterado a qualquer momento. Todas as despesas são listadas na fatura do titular, separadas pelo nome de cada usuário. Quando o limite do cartão é atingido, as compras não são mais autorizadas, sendo reconstituído após o pagamento da fatura.
“O Henri e o Enzo começaram com um limite de R$ 200 e, depois, aumentamos um pouco mais. Eles almoçam, compram materiais para trabalhos escolares e outras despesas com o cartão. No começo, não entendiam bem sobre limite e a data que virava o cartão, mas depois deu tudo certo. Os pais têm obrigação de ensinar. Não precisa realizar bancarização só aos 18 anos”, comenta Vilarim.
Ela considera os filhos controlados e conscientes. “Uma vez, eu estava no shopping e convidei o Henri para almoçar comigo em um restaurante específico. Ele respondeu que ia em outro por que lá conseguia almoçar por R$ 20”, explica.
O cartão de crédito adicional “Mesada CAIXA” pode ser emitido para crianças e adolescentes a partir de 8 anos. Para pedir o cartão adicional, os clientes podem solicitar diretamente no aplicativo Cartões CAIXA (disponível para adolescentes a partir de 12 anos no caso do App Cartões CAIXA), na central de atendimento da CAIXA ou entrar em contato nas agências.
Fique atento
Orientações de segurança estão disponíveis no site da Caixa.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (para demais regiões).
Por: Caixa Econômica Federal (Caixa)
Edição: Anna Priscilla Di Vasconcelos
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte