Educação

CAPES investe para valorização dos professores

Com reajuste nos valores das bolsas e oferta de mais vagas para formação, Fundação contribui para melhoria da educação básica

15/10/2023 08:17
CAPES investe para valorização dos professores

 

Em 2023, a CAPES promoveu uma série de ações de valorização dos professores, tanto em programas de formação inicial e continuada desses profissionais, quanto em espaços e plataformas que facilitam o acesso à informação. Responsável pela área desde 2007, a CAPES – que há 72 anos investe na pós-graduação – também assumiu a expansão do acesso ao ensino superior, a partir da educação a distância.

A primeira das iniciativas, anunciada em fevereiro, foi o reajuste no valor das bolsas para a formação inicial de professores. Para os 91 mil bolsistas dos Programas de Iniciação à Docência e Formação de Professores da Educação Básica ( Pibid ) e Residência Pedagógica ( PRP ), o valor subiu 75%, passando de R$ 400 para R$ 700. Além desse aumento, a Fundação aumentou o número de bolsas dos dois Programas, o Pibid com mais de 25 mil novas vagas, totalizando 55.043, e o PRP com mais de 5 mil, alcançando 31.281 benefícios.

Atendendo à demanda da sociedade por inclusão, a CAPES criou o Parfor Equidade para as redes públicas e comunitárias de educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos. O edital está aberto e serão duas mil novas vagas. A ação integra o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, e vai formar, entre outros, estudantes autodeclarados pretos, indígenas, população do campo e estudantes com deficiência.

Novas vagas também foram anunciadas para o Programa Universidade Aberta do Brasil ( UAB ): 290 mil, para graduação e especialização lato sensu em cursos de educação a distância. Este é o maior número de vagas desde a sua criação, em 2006. Já o Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica ( ProEB ) abriu 4,7 mil vagas e o Programa Ciência é 10 ! está ofertando outras 8 mil.

Este ano, a CAPES também devolveu o nome do educador Paulo Freire à mais importante ferramenta de gestão dos programas de formação de professores para a educação básica. A Plataforma Freire reúne quase 700 mil currículos de alunos, professores, gestores e secretários de Educação. A comunicação desse conjunto de iniciativas foi tema da Revista CAPES em Foco e do PodCAPES .

A CAPES na formação de professores da Educação Básica:

  • Ações na Formação Inicial de Professores:

- UAB (Universidade Aberta do Brasil) - Criado em 2006, com 121 mil matriculados - 70% deles em cursos de formação de professores, em 971 polos EaD (55% deles em cidades com muito baixo, baixo e médio IDHM) em 850 municípios de todas as regiões e estados do Brasil em parceria com 143 instituições públicas de ensino superior. Já formou 270 mil alunos.

- Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) - Criado em 2007, proporciona aos estudantes da primeira metade do curso de Licenciatura a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, desenvolvendo ações e projetos. O Programa já beneficiou 317 mil participantes e conta, atualmente, com a parceria de 248 instituições de ensino superior e a participação de 49.278 bolsistas de iniciação à docência.

- PRP (Programa Residência Pedagógica) - Criado em 2018, tem como finalidade fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes da segunda metade dos cursos de Licenciatura. Atualmente, o Programa conta com a participação de 31.345 residentes, e é executado em parceria com 225 instituições de ensino superior.

  • Ações na Formação Continuada/em Serviço de Professores:

- Parfor (Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) - Criado em 2009, o Programa já teve a participação de mais de 100 mil professores que trabalham em sala de aula nas redes públicas de ensino da educação básica sem a formação adequada. Atualmente, há 12 mil matriculados em mais de 100 cursos oferecidos por 38 instituições de ensino superior de todas as regiões do País.

- ProEB (Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica) - Criado em 2011, oferece formação continuada stricto sensu , em nível de mestrado profissional, aos professores em exercício, de 12 áreas do conhecimento, nas redes públicas de ensino da educação básica. Já formou cerca de 16 mil professores e conta, atualmente, com 13.000 alunos matriculados.

- Programas de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá, na Irlanda e nos Estados Unidos – Desde 2013, a CAPES é parceira na oferta de cursos internacionais para o aperfeiçoamento de professores e gestores das redes públicas de ensino da educação básica. Mais de 3.000 profissionais já participaram desses Programas.

- C10! (Ciência é 10!) - Criado em 2019, é um curso de especialização para professores em exercício no sistema público de ensino que dão aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Já formou 3 mil profissionais em parceria com 19 instituições de ensino superior. Este ano, a CAPES abriu outras 3 mil vagas e, para 2024, estão previstas mais 5 mil.

- Curso Docência Digital - Criado em 2020, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema),  aprimora e desenvolve habilidades e competências em tecnologias educacionais. Divide-se, atualmente, em nove cursos com mais de 230 mil inscritos.

  • Para a realização dessas ações, a CAPES conta com as seguintes Plataformas:

- Plataforma Freire - Criada em 2009, homenageia o educador Paulo Freire. Nela são geridos os Programas Pibid, Parfor, PRP e ProEB. O sistema reúne mais de 700 mil currículos de alunos, professores, gestores e secretários de educação.

- EduCAPES - Criada em 2016, é uma Plataforma que reúne e oferece aos professores da educação básica, aproximadamente, 420 mil materiais de pesquisa e ensino licenciados para o acesso aberto.

- Revista CAPES em Foco - Traz temas prioritários para a educação e a ciência brasileiras. A primeira edição abordou projetos de enfrentamento à COVID-19, a segunda, a redução das desigualdades do País pela pós-graduação, a terceira traçou um histórico dos mais de 70 anos da Fundação e a quarta falou sobre a formação de professores para a educação básica.

- PodCAPES Podcast criado em 2023 para divulgar programas desenvolvidos pela CAPES, ações em andamento, editais abertos ao público e entrevistas com diretores e outros colaboradores da Fundação sobre o trabalho realizado em cada área.

Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 

Link: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-investe-para-valorizacao-dos-professores
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte