Caravana Brasil Cigano: Ministério da Igualdade Racial faz ações no Sudeste
Ciganos de Poços de Caldas, Taubaté e São Paulo conheceram mais de perto as políticas do ministério para essas comunidades
A Caravana Brasil Cigano chegou à região Sudeste passando inicialmente por Poços de Caldas (MG), Taubaté (SP) e agora por São Paulo, nesta quarta-feira (04/10). A Caravana é uma iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e chegou à segunda etapa com o compromisso renovado de ouvir e apoiar as comunidades ciganas.
Representando o MIR, a coordenadora-geral de Políticas para Ciganos, Edilma do Nascimento, foi recebida pela líder cigana Calon Maura Piemonte, no município de Poços de Caldas (MG).
Durante a passagem da Caravana pelo estado, o Ministério realizou visitas institucionais nos territórios de algumas famílias ciganas, marcando a continuação do trabalho de diagnóstico das necessidades dessas comunidades, no intuito de criar políticas que promovam a igualdade étnico-racial. No dia seguinte, a coordenadora Edilma Nascimento apresentou trabalhos desenvolvidos pelo MIR e discutiu as ações futuras planejadas em encontro sobre políticas para povos ciganos na Universidade PUC-Minas.
Em 2 de outubro, a Caravana Brasil Cigano chegou às comunidades ciganas em Taubaté, no estado de São Paulo, onde muitas famílias ciganas residem. Um encontro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município contou com a presença de mais de 50 membros da comunidade Calon. Durante o evento, foi feita uma breve apresentação dos trabalhos do Ministério da Igualdade Racial e das políticas em desenvolvimento. Em seguida, ocorreu uma visita às comunidades locais.
No dia seguinte, em São Paulo, teve início o Congresso da Gypsy Lore Society, um dos maiores eventos acadêmicos dedicados aos Estudos Romani em todo o mundo. A conferência foi organizada em parceria com o Sesc São Paulo e aconteceu no Centro de Pesquisa e Formação do SESC. O Secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos, Ronaldo dos Santos, esteve presente e reforçou o compromisso do Ministério da Igualdade Racial com os povos ciganos.
A Cigana Rom Aline Miklos, de Goiás, enfatizou a importância desse encontro. "Hoje, temos um governo que pensa em igualdade racial. Não existe justiça racial sem pesquisa, sem conhecimento, sem escuta, para acabar com o anticiganismo."
O secretário Ronaldo destacou o objetivo da Caravana. "Nosso Ministério foi criado para ouvir os povos ciganos e construir políticas públicas que atendam verdadeiramente às suas necessidades. A Caravana Brasil Cigano é uma iniciativa nesse sentido."
A Caravana, na sua etapa Sudeste, encerra sua jornada nesta quarta-feira, com uma visita às comunidades ciganas Calon no bairro de Itaim Paulista na cidade de São Paulo. O encontro reflete o compromisso contínuo do Ministério da Igualdade Racial em assegurar os direitos das comunidades ciganas em todo o Brasil.
Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR), com edição da Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte