Centro de Pesquisa é inaugurado no hospital da Rede Ebserh em Dourados (MS)
Espaço do HU-UFGD/Ebserh objetiva treinamentos, capacitações, além das pesquisas que contribuem nos avanços dos tratamentos dos pacientes
O Centro de Pesquisas do Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh, foi inaugurado, oficialmente, na última semana. O espaço é de responsabilidade do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Gerência de Ensino e Pesquisa do hospital. O Centro de Pesquisa iniciou suas atividades em maio de 2022, como consequência da implementação de ações por parte da Rede Ebserh no que tange à qualificação do cenário de prática do ensino e pesquisa.
Além das pesquisas acadêmicas já existentes, tiveram início estudos provenientes do Programa de Iniciação Científica (PIC) e Tecnológica (PIT) da Rede Ebserh em Parceria com o CNPq, Elaboração de Documentos Técnicos da CTP-NATS, além de eventos de inovação.
A inauguração aconteceu no auditório do HU-UFGD e contou com a presença do superintendente Hermeto Paschoalick, dos gerentes Thiago Justino (Ensino e Pesquisa), Tiago Correia (Atenção à Saúde) e Danielly Capoano (Administrativa), da vice-reitora da UFGD, Cláudia Lima, colaboradores, residentes e acadêmicos.
“A pesquisa não é somente de quem pesquisa, mas também de quem aplica. O Centro além de ser um grande ganho para o hospital e comunidade, é um local de acolhimento, reparação e reconhecimento profissional e, também, uma ótima oportunidade de nos aproximarmos ainda mais da universidade”, explicou o superintendente Hermeto Paschoalick.
Impacto na saúde
As pesquisas científicas apresentam papel relevante no desenvolvimento em saúde. Propiciam oportunidades de treinamento e capacitações aos centros de pesquisa, bem como mudanças nas práticas assistenciais das instituições, agregando ainda o conhecimento científico e inovação tecnológica em saúde. Importa ressaltar que o paciente é uma das principais finalidades da Pesquisa. Por meio de protocolos de pesquisa bem delineados, são disponibilizados aos mesmos as melhores opções de tratamento, procedimentos e cuidados de saúde mais modernos.
Com o aumento de projetos de pesquisa e inovação tecnológica no HU-UFGD, este centro de pesquisa representa um avanço, mas também um desafio no que tange a melhorar a vida da população que depende de hospitais de alta e média complexidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como captar mais pesquisadores e consolidar o HU-UFGD como um ambiente favorável ao desenvolvimento de estudos científicos. É de suma importância que o HU-UFGD tenha Centro de Pesquisa estruturado criando condições para formação profissional de qualidade, pesquisadores na área de saúde e novas tecnologias que ajudem a população.
O Centro de Pesquisa propiciará o espaço para a condução de Pesquisas Clínicas pelos pesquisadores da Universidade Federal da Grande Dourados. Tais pesquisas contribuirão para a economia do país e para a sustentabilidade do SUS, de modo que responda a desafios futuros relacionados à saúde da população.
Para a vice-reitora da UFGD, as vantagens do Centro de Pesquisa são inúmeras. “Não somente a universidade irá se beneficiar, mas outras instituições do Brasil e até de outras locais do mundo, uma vez que temos formandos que fixam residências em outros continentes”, finalizou.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte