Nível do Rio Uruguai deve se manter acima da cota de inundação em três cidades gaúchas
Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Uruguai está em operação de alerta, emitindo boletins periódicos que fornecem previsões para estações monitoradas
O nível do Rio Uruguai deve ficar acima da cota de inundação, durante a quinta-feira, nos municípios de Uruguaiana, Itaqui e São Borja, no Rio Grande do Sul. A informação consta em Boletim de Alerta Hidrológico divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) nesta quarta-feira (18) por meio do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE) .
Devido às chuvas intensas na região que elevaram o nível do rio, o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Uruguai (SAH Uruguai) está em operação de alerta. Desde o dia 5 de setembro, já foram emitidos mais de 100 boletins que apresentam previsões de níveis das águas para as próximas horas, além de informações sobre as chuvas.
Com o instrumento, o SGB informa sobre as cotas que o rio deve atingir nos municípios e possibilita antecipar cenários nas cidades localizadas na bacia. Desse modo, o SGB auxilia defesas civis e órgãos municipais nas atividades de prevenção e apoio às populações afetadas por inundações.
A operação de alerta com disparo de boletins hidrológicos tem início sempre que o nível dos rios, atendidos por Sistema de Alerta Hidrológico, ultrapassam a cota de alerta nas estações monitoradas. Essa classificação representa possibilidade elevada de ocorrência de inundação.
Por: Serviço Geológico do Brasil (SGB)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte