Esporte

Com 100% de bolsistas, tênis de mesa brasileiro leva mais duas pratas em Santiago

Os pódios desta terça (31) vieram com as irmãs Bruna e Giulia Takahashi, nas duplas femininas, e Vitor Ishiy e Hugo Calderano, nas duplas masculinas

31/10/2023 23:24
Com 100% de bolsistas, tênis de mesa brasileiro leva mais duas pratas em Santiago
Foto: Divulgação/MEsp

 

O tênis de mesa brasileiro conseguiu mais duas medalhas prateadas para a conta. Nesta terça (31), as irmãs Bruna e Giulia Takahashi ficaram em segundo nas duplas femininas e Vitor Ishiy e Hugo Calderano perderam a final nas duplas masculinas.

Na trajetória das irmãs Takahashi, elas venceram as porto-riquenhas por 4 x 1 nas semifinais. Na final, o jogo foi duro contra as norte americanas, que acabaram ganhando por 4 x 3.

"Eu me sinto muito feliz, era um sonho para mim estar nas quadras com a Bruna, jogando junto com ela, equipe, dupla, eu lembro que nos Jogos de Lima eu estava assistindo ela, então hoje eu me sinto muito feliz e realizada. É uma parceria que vai durar por muito tempo", comemorou Giulia, que é bolsista do Programa Bolsa Atleta na categoria Internacional.

Bruna Takahashi, bolsista da categoria Pódio, é a melhor mesa-tenista feminina brasileira da história dos Pans. Além das suas duas participações olímpicas, ela possui quatro medalhas numa mesma edição de Jogos Pan-Americanos. Na primeira vez que disputou, em Lima 2019, ela faturou duas pratas (equipes e duplas mistas) e dois bronzes (individual e duplas). Com mais duas em Santiago, Bruna já possui seis medalhas. Ela ainda disputa a final da individual e a competição por equipes.

"Pessoalmente falando, eu acho que é um feito histórico muito legal, se eu conseguir vou ficar muito feliz. E falando como mulher é ainda melhor, porque a gente mostra o nosso poder, que a gente está aqui, que também trabalhamos duro e que a gente consegue nossos resultados, independentemente de qualquer coisa estamos aí e ninguém pode tirar isso", disse.

 

Vitor Ishiy e Hugo Calderano foram superados pela dupla cubana e também ficaram com a medalha de prata. Foto: COB

Apoio importante
Para Hugo Calderano e Vitor Ishiy, os dois atletas Bolsa Pódio, a trajetória até a prata não foi fácil, pois contou com toda a torcida contra dos donos da casa. Nas semifinais, eles jogaram contra os chilenos Gustavo Gómez e Nicolas Burgos. Mas deu Brasil, por 4 x 2. Na final, eles enfrentaram os cubanos, e acabaram perdendo por 4 x 2.

Favorito ao tricampeonato Pan-Americano no individual, Calderano elogiou o apoio do Bolsa Atleta. "É muito importante para todos nós atletas esse apoio do Bolsa Atleta. Eu já recebi há muitos anos e com certeza ajudou muito na minha carreira, para eu investir nos meus treinamentos e na minha carreira em geral, então isso com certeza é indispensável".

Bruna fez coro aos elogios. "É muito importante o apoio que o governo dá. Sem isso, muitos jogadores não poderiam estar realizando ou fazendo, cumprindo os objetivos que eles poderiam estar cumprindo. Com certeza o Bolsa faz parte do nível que eu estou jogando hoje, então é muito importante para todos os atletas".

Na segunda (30), Vitor Ishiy e Bruna Takahashi faturaram a prata nas duplas mistas ao perderem para a dupla cubana. Mas o objetivo de ter a vaga olímpica para o Brasil na categoria em Paris 2024 já havia sido conquistado, quando eles avançaram à final dos Jogos Pan-Americanos 2023.

Por: Ministério do Esporte (MEsp)

 

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/com-100-da-delegacao-composta-por-bolsistas-tenis-de-mesa-brasileiro-leva-mais-duas-pratas-em-santiago
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte