Com apoio do Ministério do Esporte, JEB’s 2023 reúnem milhares de estudantes-atletas em Brasília
Os Jogos Escolares Brasileiros são voltados para estudantes de 12 a 14 anos de todo o Brasil. Serão 18 modalidades em disputa e mais duas demonstrativas
Depois de 19 anos, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) voltaram à capital federal. O campeonato terá início nesta sexta-feira (27/10), com apoio do Ministério do Esporte, inclusive para o deslocamento dos atletas que residem em diversas regiões do país. A abertura está marcada para as 19h30.
A competição está marcada para acontecer até dia 9 de novembro. São esperados mais de 6.700 inscritos, entre estudantes-atletas, comissão técnica e dirigentes, vindos dos 26 Estados e do Distrito Federal.
“Eu reitero todo o apoio do Ministério do Esporte para realização dos Jogos Escolares Brasileiros deste ano. Nós vamos garantir todo o suporte e os investimentos necessários para que o maior evento de esporte escolar do país seja realizado com qualidade e sucesso”, frisou o ministro do esporte André Fufuca.
O evento contará com 18 modalidades esportivas e mais duas de demonstração. Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia, Wrestling e Xadrez terão disputas valendo medalhas. As duas demonstrativas serão Curling e Esgrima. O torneio será disputado por atletas entre 12 e 14 anos, matriculados em instituições de ensino públicas e privadas.
“Estamos muito felizes em contarmos com o apoio do Governo Federal, Ministério do Esporte, através de um projeto da Lei de Incentivo ao Esporte. Agradeço também a todos os colaboradores e apoiadores. Aguardamos todos aqui, de braços abertos, para mais um evento histórico”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho.
A última edição dos JEB’s foi realizada no Parque Olímpico da cidade do Rio de Janeiro, em outubro de 2022. Na ocasião, mais de 5.600 estudantes-atletas estiveram presentes na maior edição da competição, quando foram distribuídos mais de 2 mil medalhas e 195 troféus. O torneio contou com 469 árbitros e 353 voluntários.
“Os JEB’s são uns dos únicos eventos mundiais que conseguem manter uma igualdade de número de competidores entre os gêneros masculino e feminino, por uma política implementada pela CBDE, e segue sendo um dos nossos pilares. Outro ponto estratégico que valorizamos é a garantia da participação de todos os Estados do Brasil”, complementou Antônio Hora Filho.
Por: Ministério do Esporte
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte