Com programação gratuita, evento reúne ciência e tecnologia ao redor do País
20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aborda as "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” em 264 municípios até o dia 22
Uma semana inteira dedicada à popularização do conhecimento. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e que está em sua 20ª edição, começou no último sábado (14/10), mas a abertura oficial será nesta terça-feira (17/10). Até o dia 22, estão sendo realizadas feiras e mostras científicas, palestras, cursos, oficinas, experimentos, atividades de observação do céu e visitas a museus e instituições de ciência e tecnologia em todo o país.
As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. Em cada estado, existem parceiros locais que podem orientar como participar dos eventos. “Temos a participação de todas as instituições, unidades de pesquisas do MCTI, o trabalho dos estudantes. Tudo está reunido aqui”, destaca a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes.
A realização da SNCT conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa, e de entidades ligadas à ciência, tecnologia e inovação de cada região. São 5.311 atividades espalhadas por 173 instituições, de 264 municípios. No site do evento é possível fazer uma pesquisa das atividades por estado e município. O tema deste ano é "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável", que atende os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), numa agenda a ser realizada até 2030.
Esta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vem acompanhada da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), onde participam mais de 50 instituições ofertantes de educação profissional de todo o Brasil, incluindo os Institutos Federais (IFs), as redes estaduais de educação, as escolas técnicas vinculadas às universidades, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Nesses locais, a programação inclui debates, apresentações culturais e oficinas.
Em Brasília, as atividades se concentram no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Entre os diferenciais na capital federal está uma exposição sobre os 150 anos do primeiro voo de Santos Dumont e um pouco sobre a vida do pai da aviação. Outra amostra traz os 100 anos do primeiro planetário da história, construído na Alemanha. O visitante pode, ainda, fazer um tour ao longo de 100 anos de história pelos planetários de todo o mundo.
Acesse aqui a programação completa
Por: Agência Gov
Texto: Nei Pereira
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte