Comitiva acompanha início da dragagem de rios afetados pela estiagem no Norte
Vice-presidente da República liderou grupo de ministros e anunciou medidas para amenizar os efeitos da estiagem no Norte do país
Comitiva do Governo Federal liderada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quarta-feira (4) medidas para mitigar os efeitos da estiagem que atinge os estados da região Norte do país, especialmente Amazonas e Rondônia. Entre elas, a dragagem emergencial do rio Solimões, entre Tabatinga e Benjamin Constant, e da foz do rio Madeira e região do Tabocal.
Contrato assinado pelos ministros dos Transportes, Renan Filho, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, garante investimento de R$ 38 milhões na dragagem em oito quilômetros do Rio Solimões. Os trabalhos, realizados pelas equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), já iniciaram e devem durar cerca de 45 dias.
Outros R$ 100 milhões estão reservados para um segundo contrato, que ainda será assinado pelo Governo Federal. O DNIT já trabalha no projeto para em seguida contratar a empresa que irá realizar a dragagem. “Estamos todos empenhados para que os serviços sejam executados com maior celeridade possível e para que a população não fique desassistida, seguindo a orientação do presidente Lula, que já garantiu que não faltarão recursos para o combate à emergência climática que assola os estados”, reforçou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Viagem a Manaus
A região Amazônica tem mais de 20 mil quilômetros navegáveis, por onde passam embarcações de pequeno, médio e grande portes, que transportam tanto pessoas quanto mercadorias. Os rios da Bacia Amazônica são cruciais para as populações ribeirinhas, que desenvolvem a pesca, tanto para consumo e sustento de diversas famílias quanto para o comércio local e de outras regiões. Estas populações dependem da navegabilidade para se locomover e fazer sua produção e economia circularem.
Participam da comitiva a Manaus os ministros Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática); Sônia Guajajara (Povos Indígenas); Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional); Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos); Alexandre Silveira (Minas e Energia); José Múcio Monteiro (Defesa); a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli; além de representantes dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social; da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; e do DNIT.
Por: Ministério dos Transportes
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte